Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

27º Lugar - ADEUS, LENIN! (Good Bye, Lenin!) Alemanha, 2003



OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!

27º Lugar - ADEUS LENIN (Good Bye, Lenin!) Alemanha, 2003 – Direção de Wolfgang Becker – elenco: Daniel Bruhl, Katrin Sass, Chulpan Khamatova, Florian Lukas, Alexander Beyer, Burghart Klaubner, Michael Gwisdek, Christine Schöm, Rudi Völler, Helmut Kohl – 118 minutos.

O melhor lançamento do Natal de 2003 foi essa preciosidade alemã. Dia 25 de dezembro daquele ano estreou esse que é um dos melhores filmes do ano. Merecidamente foi um grande sucesso de público e de crítica, ficando, só em São Paulo, mais de seis meses em cartaz. É uma excelente comédia dramática, ora comovente, ora divertida, ora nostálgica. O filme não perde nada em qualidade. A história evoca os traumas da reunificação alemã. Até o colapso do bloco socialista, em 1989, Berlim era uma espécie de Pólo Norte, explica o diretor Wolfgang Becker: assim como no pólo todas as direções levam ao Sul, Berlim era uma ilha cercada de Leste comunista por todos os lados. Essa idéia é o ponto de partida de um dos filmes mais extraordinários da década. A trama é uma engenhosa e irreverente farsa montada por um rapaz, o Alex, que vive com a mãe e a irmã na Berlim Oriental. Ele tenta esconder a queda do Muro de Berlim de sua mãe, uma militante comunista que tem sérios problemas de saúde. Ela fica meses em coma e quando acorda a cidade está em franco processo de acomodação ao mundo capitalista. Alex entra em pânico e o que acontece é um show de tiradas inteligentes num dos filmes mais bem-sucedidos da história do cinema.



Há cenas antológicas e clássicas como o helicóptero com a estátua de Lênin; o bebê vendo o dirigível; o slogan da Coca-Cola na fachada do prédio etc. Ganhou o Prêmio Europeu de Cinema como Melhor Filme do Ano, Melhor Roteiro (excelente e fabuloso) e Melhor Ator (Daniel Bruhl, no papel de Alex, o filho que tenta salvar a vida da mãe, tentando manter a distância da morte através de uma mentira, ficando mais e mais envolvido por essa mentira sobre um leste alemão que já não existia, e no qual queria que sua mãe acreditasse). Recebeu ainda inúmeros prêmios na Europa, onde foi um sucesso estrondoso. Destaque no elenco para a impecável performance de Katrin Sass, como a mãe. Injustamente perdeu o Globo de Ouro para o afegão OSAMA, e, mais absurdo, foi o representante alemão na disputa ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas não ganhou. É muito interessante e extremamente divertido ver os alemães fazendo piada de seu próprio passado. É um importante e notável capítulo da história da Alemanha! Um brilhante e inesquecível conto de um amor verdadeiro entre mãe e filho! Uma fatia da história alemã contada não na vanguarda da estória! Extremamente inteligente e muito bem-humorado! Um filme extremamente universal que poderia ser inteiramente separado de seu passado específico! Obrigatório.

Um comentário:

  1. Howdy! I could have sworn I've visited this blog before but after looking at a few of the posts I realized it's new to me.

    Anyways, I'm certainly pleased I stumbled upon it and I'll be book-marking it and checking back often!


    Review my webpage - spica

    ResponderExcluir