Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

40º Lugar - OS BRUTOS TAMBÉM AMAM (Shane) EUA, 1953



OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!

40º Lugar - OS BRUTOS TAMBÉM AMAM (Shane) EUA, 1953 - Direção George Stevens – elenco: Alan Ladd, Jean Arthur, Van Heflin, Brandon De Wilde, Jack Palance, Bem Johnson, Edgar Buchanan, Elisha Cook Jr, John Dierkes, Emile Meyer – 118 minutos.

Este é um dos grandes clássicos do cinema norte americano. A história leva Shane, um errante e veterano pistoleiro, a defender uma pacata família, aterrorizada por um rico boiadeiro e seu atirador de aluguel. Ao encarar a batalha decisiva, Shane vê o final de seu próprio estilo de vida. Misterioso, temperamental e insinuante, o filme é realçado pelas intensas interpretações de seu esplêndido elenco. Shane, o personagem de Alan Ladd, apresenta-se ao espectador como alguém totalmente misterioso. Um fato curioso é que, durante todo o tempo, não ficamos sabendo praticamente nada da vida anterior de Shane. Talvez não seja necessário. Como outro clássico do gênero, SETE HOMENS E UM DESTINO (1960), de John Sturges, bem demonstrou, a vida desses heróis errantes é solitária e triste, e é assim que Shane comporta-se durante todo o filme. Mesmo com todo carinho e aceitação da família Starrett, ele não consegue perder as feições de um homem que é infeliz. Isso o transforma em um personagem bastante especial e identificável. Não é apenas o herói infalível dos filmes de western. Embora seja óbvio que ele tem grandes habilidades com a pistola.



Configurando-se mais como um drama do que como um filme de ação com grandes duelos, OS BRUTOS TAMBÉM AMAM foi certamente uma grande inspiração para muitos filmes posteriores. O clássico moderno OS IMPERDOÁVEIS (1992) tem características muito semelhantes a ele, citando um exemplo (a confrontação final é muito parecida). Temas como adultério (há uma leve insinuação) e coragem (nunca desistir do que é seu e do que você considera o certo) – estão presentes de forma sutil. O elenco brilhante, além de Alan Ladd, apresenta Brandon De Wilde, o garotinho Joey de 11 anos num personagem interessante. Muitos críticos consideram que ele roubou a cena de Alan Ladd, o protagonista. Brandon foi indicado ao Oscar por seu papel, onde ele passa o filme todo idolatrando Shane. Destaque também para Jean Arthur, que faz a mocinha, Marian, atriz que fez muitos filmes maravilhosos como A MULHER FAZ O HOMEM (1939), O GALANTE MR. DEEDS (1936), A MUNDANA (1948), DO MUNDO NADA SE LEVA (1938) etc. Ela faz uma mulher de valores e que causa simpatia no espectador. Jack Palance também está no filme e faz o vilão inescrupuloso Wilson, que é contratado para causar preocupação e aterrorizar os colonos. Ele fala muito pouco durante todo o filme, mas causa impressão forte devido ao seu porte, fazendo de sua figura uma ameaça constante por onde quer que ande.



OS BRUTOS TAMBÉM AMAM é uma adaptação do romance de Jack Schaefer e um dos grandes westerns que Hollywood já produziu. Não apresenta nada de realmente novo para o gênero, mas é desenvolvido em cima de personagens e valores bem fortes, além de ser belo e imensamente prazeiroso de ser visto. O filme possui algumas falas memoráveis que hoje são famosas, entre elas: “ Uma arma é uma ferramenta, Marian. Não melhor nem pior que qualquer outra. Um machado ou uma pá ou qualquer coisa. Uma arma é tão boa ou tão ruim quanto o homem que a usa. Lembre-se disso.” Recebeu seis indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor (George Stevens), Melhor Roteiro, Melhor Ator Coadjuvante (Brandon De Wilde), Melhor Ator Coadjuvante (Jack Palance) e Melhor Cinematografia – a Cores. É a lendária versão do mais perfeito mito do gênero western. Um dos mais bonitos filmes do cinema, no gênero!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário