Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sábado, 26 de novembro de 2011

18º Lugar - O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN (Brokeback Mountain) EUA, 2005



OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!

18º Lugar - O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN (Brokeback Mountain) EUA, 2005 – Direção Ang Lee – elenco: Jake Gyllenhaal, Heath Ledger, Michelle Williams, Anne Hathaway, Randy Quaid, Anna Faris, Linda Cardellini, Tom Carey – 134 minutos.

O diretor alinha desejo e natureza com brilhantismo. Um filme sobre caubóis gays tinha tudo para virar filme cult no circuito alternativo, mas se tornou muito mais: o grande drama da década encampado pela Academia de Hollywood com oito indicações ao Oscar. Concorreu nas categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor (Ang Lee), Melhor Ator (Heath Ledger), Melhor Ator Coadjuvante (Jake Gyllenhaal), Melhor Atriz Coadjuvante (Michelle Williams), Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia e Melhor Roteiro Adaptado. Em vez da esperada polêmica em torno de um romance homossexual baseado em um conto publicado na revista "The New Yorker", encontra-se aceitação e elogio unânimes. A resposta do mistério, como quase sempre em cinema, está no tempo construído por seu diretor, o taiwanês Ang Lee, autor de diversos filmes célebres como O TIGRE E O DRAGÃO, HULK e RAZÃO E SENSIBILIDADE. Ele emprega sua sensibilidade oriental para criar uma visão contemplativa da natureza que domina a primeira meia hora do filme, em que os peões Ennis del Mar (Heath Ledger) e Jack Twist (Jake Gyllenhaal) vão trabalhar juntos em um remoto rancho no Wyoming, lugar tomado por um verde exuberante. O ano é 1963. Só quando tem certeza que mergulhou o espectador no ritmo sereno do tempo, do sol e das tempestades, dos cavalos e das ovelhas é que Lee apresenta o desejo sexual de Twist por Del Mar, e o amor que vem da convivência logo em seguida.



Uma coisa é ler em textos de psicologia que o homossexualismo é uma coisa natural. Outra bem diferente (e de muito mais efeito) é marcar esse "natural" no tempo, devolvendo-o ao seu sentido original - parte da natureza. Assim, de maneira quase subterrânea, o cineasta tem ajudado a quebrar preconceitos dos espectadores mais irredutíveis. O diretor já havia feito O BANQUETE DE CASAMENTO (1993), uma sensível comédia sobre um gay que se casa com uma mulher para agradar aos pais. O artifício de associar o movimento dos personagens ao da natureza também é a espinha dorsal de outro grande filme seu, TEMPESTADE DE GELO (1997), em que a borrasca do título vai acompanhando a derrocada moral de duas famílias americanas nos anos da década 1970, na época do escândalo Watergate. A continuação da história só vem confirmar a força da primeira parte. Cada caubói toma seu rumo, se casa, e as restrições sociais pesam cada vez mais na vida dos dois. Os personagens passam do espaço aberto da primeira parte para lugares fechados - casas, escritórios, salas de jantar, trailer - que ficam claustrofóbicos com a impossibilidade do amor. No melhor estilo AS PONTES DE MADISON, O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN prova mais uma vez que o amor mais sublime é sempre o amor impossível. Pelo menos na arte. Um dos mais belos filmes produzidos em 2005!!!



“O Amor é uma força da natureza”, diz o slogan desse que é o melhor filme do ano. Dois jovens. Dois destinos que se cruzam. A montanha Brokeback esconde um segredo, um amor impossível. Do diretor vencedor do Oscar, Ang Lee, surge um filme sobre a intolerância de uma sociedade que não aceita diferenças. A Academia de Hollywood vai pagar por muitos e muitos anos o crime de não ter escolhido O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN como Melhor Filme. Em última instância O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN não é sobre sexo (há muito pouco dele no filme), e sim sobre amor: o amor em que se tropeça, o amor abortado, o amor guardado com tristeza no coração. Ou, como escreve Proulx, "O que Jack lembrava e desejava de uma maneira que não podia evitar nem compreender era o tempo daquele verão distante em Brokeback, quando Ennis chegou por trás dele e o agarrou, num abraço silencioso que satisfez uma fome compartilhada e sem sexo". Um terno momento de alívio da solidão pode iluminar uma vida.
O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN não é exatamente a peça de época que alguns gostariam de imaginar. As portas rangentes do armário da América podem ter-se aberto o suficiente para que exista um circuito de rodeios gays. Mas não vamos nos iludir. Em grandes segmentos da sociedade norte-americana, especialmente nos meios esportivos e militares, essas portas continuam seladas. O assassinato de Matthew Shepard [jovem homossexual assassinado em um crime de ódio, no Estado de Wyoming], afinal, aconteceu no território de Brokeback.

Um comentário:

  1. Hi there! This blog post could not be written much better!
    Reading through this post reminds me of my previous roommate!
    He continually kept talking about this. I'll forward this article to him. Pretty sure he will have a very good read. Thank you for sharing!

    my homepage; logogoogle

    ResponderExcluir