Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

99º Lugar - OS DEZ MANDAMENTOS (The Ten Commandments) EUA, 1956



OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!

99º Lugar - OS DEZ MANDAMENTOS (The Ten Commandments) EUA, 1956 - Direção de Cecil B. DeMille – Elenco: Charlton Heston, Yul Brynner, Anne Baxter, Yvonne De Carlo, John Derek, Debra Paget, Edward G. Robinson, Judith Anderson, Nina Foch, Martha Scott, Sir Cedric Hardwicke, John Carradine, Vincent Price, Woody Strode, Ian Keith, Clint Walker – 220 minutos.

Épico inspirado tanto em best-sellers quanto nas escrituras sagradas que não precisa de maiores apresentações. É uma das maiores realizações do gênero. Todo filmado no Egito e no Sinai, apresenta um dos mais imponentes cenários já construídos em Hollywood e é lembrado pela clássica cena da abertura do Mar Vermelho - a mais espetacular já filmada até hoje. Ganhou o Oscar de Efeitos Visuais. Além desse, foi também indicado para Melhor Filme (perdeu injustamente para o inesquecível A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS), Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Direção de Arte, Melhor Som e Melhor Figurino, num total de 07 indicações. É a refilmagem de uma primeira tentativa feita em 1923 - infinitamente inferior - pelo mesmo Cecil B. DeMille, na era do cinema mudo. O filme gastou cinco anos em preparativos, três deles no aperfeiçoamento do roteiro, usou 12 mil figurantes e 15 mil animais, e, infelizmente, a Academia só lhe deu um Oscar.



Impetuoso espetáculo que é a marca registrada do mestre da cinematografia mundial, Cecil B. DeMille até hoje não foi superado pela riqueza de acontecimentos. O filme possui um excitamento visual sem precedentes, com cenas épicas de tirar o fôlego e retratadas por um elenco estelar da mais alta categoria, encabeçado por Charlton Heston, Yul Brynner, Anne Baxter, Yvonne De Carlo, entre outros. Apresenta episódios bíblicos como o terror das pragas, a construção de uma monumental cidade, o Exodus - a saída dos hebreus do Egito (uma das mais maçiças sequências cinematográficas já realizadas em todos os tempos, de uma grandiosidade ímpar até hoje não foi superada), a escalada do Monte Sinai, as tropas do faraó Ramsés II, a destruição dos egípcios no Mar Vermelho, as orgias na adoração ao Bezerro de Ouro, a entrega dos dez mandamentos escritos por Deus em pedaços de pedra, isso tudo constitui a essência desse super espetáculo. Em 2006, comemorou-se os 50 anos dessa realização grandiosa, e, por isso, foi lançada em DVD uma edição especial comemorativa, que traz extras inéditos como os comentários de Katherine Orrison, uma das maiores especialistas sobre a obra e outras raridades. Um lançamento digital à altura do porte desse épico e de sua importância histórica.


Um comentário:

  1. Hurrah! In the end I got a web site from where
    I be able to in fact take helpful facts concerning my study and
    knowledge.

    Feel free to surf to my webpage :: brockport

    ResponderExcluir