Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

domingo, 18 de setembro de 2011

83º Lugar - O PLANETA DOS MACACOS (Planet of the Apes) EUA, 1968



OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!

83º Lugar - O PLANETA DOS MACACOS (Planet of the Apes) EUA, 1968 – Direção Franklin J. Schaffner – elenco: Charlton Heston, Roddy McDowall, Linda Harrison, Kim Hunter, Maurice Evans, James Whitmore, James Dale, Robert Gunner, Lou Wagner, Woodrow Parfrey – 112 minutos.

Um clássico absoluto do cinema norte americano do gênero Ficção Científica, criador de toda uma saga posterior e uma legião fiel de fãs no mundo inteiro. Enquanto muitos clássicos da ficção-científica não resistem ao passar dos anos, O PLANETA DOS MACACOS (1968), mantém até hoje toda a sua relevância cultural, social e crítica. O roteiro foi escrito por Michael Wilson e Rod Serling, com base no livro de Pierre Boulle. A trilha atonal e vanguardista foi composta por Jerry Goldsmith, e é um de seus melhores trabalhos.



Charlton Heston interpreta George Taylor, comandante de um grupo de astronautas da Terra que acorda do hipersono quando sua nave cai em um planeta remoto, aparentemente destituído de vida inteligente. Com surpresa, eles logo descobrem que o planeta é dominado por símios inteligentes e falantes, que construíram uma civilização similar à dos humanos terrestres. Nesta sociedade invertida, os humanos, que não falam, são considerados animais, e utilizados como cobaias. Quando o líder dos macacos, o orangotango Dr. Zaius (Maurice Evans) descobre que o cativo Taylor possui o poder da fala, ele insiste para que o astronauta seja morto. Mas os benévolos cientistas chimpanzés Cornelius (Roddy McDowall) e Zira (Kim Hunter) arriscam as suas vidas para salvar Taylor e descobrir a verdade sobre a história de seu planeta, que o Dr. Zaius e seus colegas mantêm oculta. Na clássica cena final, Taylor vê-se face a face com a chave do segredo, e exclama revoltado: “Malditos! Vocês conseguiram!”.



Ainda numa época em que a ameaça da aniquilação nuclear era uma realidade não muito distante graças à paranóia da Guerra Fria, a idéia de apresentar uma sociedade em que os seres humanos não estavam no topo da cadeia alimentar, num filme com tamanha escala de produção e considerável esmero técnico, era uma iniciativa que nunca havia sido tomada antes. O escapismo orquestrado pelo diretor Franklin Schaffner é sublinhado por um design de produção que aproveita ao máximo as paisagens naturais utilizadas no início e no final do filme, assim como a excepcional trilha sonora carregada de suspense de Jerry Goldsmith.

Como aventura de ficção científica, este filme é páreo duro para qualquer blockbuster de ação de qualquer época. A cena do "estouro da boiada" e da caçada aos humanos fugitivos na mata, por exemplo, ainda impressiona pela escala e pelo tom de desconforto. Há uma combinação acertada de perseguições e suspense e, o que é mais marcante, uma discussão extremamente apropriada sobre evolução, religião, ciência, autoritarismo e preconceito, refletidos na sociedade símia com um espelhamento nada menos que incômodo em relação à sociedade humana. Em qualquer lista hipotética de grandes filmes da história do cinema, O PLANETA DOS MACACOS (1968) merece figurar com certeza. A cena final é antológica e uma das mais espetaculares de toda a Sétima Arte. O público sente a mesma ira e indignação quando Taylor descobre, perdido e solitário, na beira da praia, uma verdade assustadora. Aclamado como um libelo anti-Guerra Fria. Original e espetacular!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário