Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sábado, 10 de setembro de 2011

91º Lugar - O EXPRESSO DA MEIA-NOITE (Midnight Express) EUA, 1978



OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!

91º Lugar - O EXPRESSO DA MEIA-NOITE (Midnight Express) EUA, 1978 – Direção Alan Parker – elenco: Brad Davis, Irene Miracle, Bo Hopkins, John Hurt, Randy Quaid, Mike Kellin, Paul L. Smith, Michael Ensign, Paolo Bonacelli – 115 minutos.

É um daqueles raros filmes que após a maioridade ainda conserva o espírito contestador de um adolescente, mexendo com os nervos de novos espectadores. Conserva-se atualíssimo, mesmo passados 33 anos, porque a força da elegia à liberdade e à defesa dos direitos humanos se faz presente a cada fotograma, coisa rara na atual cinematografia comercial. Este grande filme é uma das preciosidades cinematográficas do final da década de 1970. Estreou em Cannes e, surpreendentemente, com o decorrer das semanas tornou-se um fenômeno de bilheteria no mundo todo. Brad Davis interpreta com muita paixão - uma atuação intensa e visceral - o estudante Billy Hayes, americano apanhado com haxixe em Istambul ao tentar voltar aos EUA. Preso, mergulha em interminável pesadelo numa prisão da Turquia.



O drama carcerário ao ser revisto, 33 anos depois, por novas platéias ainda choca pela brutalidade pela qual passa o alienado personagem principal. O filme sobre aprisionamento e não sobre fuga conserva até hoje uma aparência incomum de filme independente pregando um libelo sobre a liberdade individual de todo individuo preso num país estrangeiro. Grande parte da polêmica ocorrida na época do lançamento se deu pela história que critica e discrimina descaradamente a cultura e o sistema jurídico turco, pois a mensagem passada de forma controversa não apresenta nenhum cidadão turco sob boa perspectiva.

A batida do coração usada de forma enfática e excitante na cena do aeroporto intensifica o clima de angustia sufocante pelo qual passa o estudante. Outro fator determinante ao sucesso do filme foi a pouca interferência que o estúdio da Columbia teve sobre a finalização. Na época, o filme foi feito por um grande estúdio, mas hoje pelo baixo orçamento e tema politicamente incorreto seria viável a realização apenas por estúdio independente.



Segundo Alan Parker o filme embora considerado anti-turco não tem a intenção de discriminar mas sim chamar a atenção do mundo sobre as condições hostis das prisões turcas e de como era tratado a questão das drogas em alguns países. Chama a atenção também durante o filme a condição de bode expiatório de Billy Hayes, condenado a passar 4 anos na prisão teve seu processo revisto e a pena modificada para prisão perpétua, vitimado pela represália turca à política externa de Nixon de combate ao tráfico de drogas. Os principais atores têm atuações marcantes, com destaque para Brad Davis (numa das melhores performances da década) e John Hurt. A trilha sonora, de Giorgio Moroder, é fantástica, embora chegue a ser, às vezes, arrepiante. Baseado numa história real. Indicado ao Oscar de Melhor Filme do Ano!! Repleto de cenas fortes e chocantes, é um dos dez mais belos filmes dos anos 1970. Espetacular, Pujante e Forte!! Obrigatório!!

Um comentário:

  1. Saved as a favorite, I really like your website!

    Feel free to surf to my page :: halloween

    ResponderExcluir