Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

71º Lugar - ROSA DE ESPERANÇA (Mrs. Miniver) EUA, 1942



OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!

71º Lugar - ROSA DE ESPERANÇA (Mrs. Miniver) EUA, 1942 – Direção de William Wyler – elenco: Greer Garson, Walter Pidgeon, Teresa Wright, Richard Ney, Dame May Whitty, Reginald Owen, Henry Travers, Henry Wilcoxon, Tom Conway, Christopher Severn, Brenda Forbes, John Abbott – 134 minutos.

É o mais famoso filme de propaganda, típico da época, sobre o esforço de guerra. Aclamado mundialmente como o clássico de guerra do mais sombrio, porém mais nobre, momento de uma nação! Uma formidável história que, na verdade, é uma extraordinária ode patriótica. Foi um sucesso estrondoso de público e de critica. Recebeu 12 indicações ao Oscar de 1943, ganhou seis: Melhor Filme, Melhor Diretor: William Wyler, um dos mais importantes diretores da história do cinema, realizador de filmes absolutamente notáveis, como BEN-HUR (1959), OS MELHORES ANOS DE NOSSAS VIDAS (1946), O COLECIONADOR (1965), O MORRO DOS VENTOS UIVANTES (1939), INFÂMIA (1936), BECO SEM SAÍDA (1937), JEZEBEL (1938), PÉRFIDA (1941), A CARTA (1940), TARDE DEMAIS (1948), DA TERRA NASCEM OS HOMENS (1958), A PRINCESA E O PLEBEU (1953), FUNNY GIRL – A GAROTA GENIAL (1968) etc;



Melhor Atriz: Greer Garson, que recebeu o Oscar das mãos de Joan Fontaine, pronunciou o mais longo discurso da história e o mais lendário, está memorável no papel-título, que ela aceitou com muita relutância, pois tinha apenas 33 anos, e a personagem era mãe de um rapaz casado, feito pelo ator Richard Ney. Na vida real Greer casou-se com ele, o que causou um escândalo na época e a Metro não conseguiu evitar; Melhor Atriz Coadjuvante: Teresa Wright, tinha 23 anos, faz a nora dos Miniver, falecida em 2005, aos 86 anos; Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Fotografia em Preto e Branco. Foi indicado ainda para Melhor Ator (Walter Pidgeon), Melhor Ator Coadjuvante (Henry Travers), Melhor Atriz Coadjuvante (Dame May Whitty), Melhores Efeitos Especiais, Melhor Som e Melhor Edição. O filme fala de uma família inglesa de classe média alta, durante a Segunda Guerra Mundial, resistindo aos ataques nazistas e sobrevivendo à retirada de Dunquerque.



Curiosamente, é um filme de guerra, sem cenas de guerra, tudo é sob o ponto de vista dos civis. A luta é mostrada através da reação das pessoas que não estão no front. A Sra. Miniver não pilota aviões sobre Londres e nem se aventura nos mares do Norte em batalha, mas está certamente fazendo seu melhor em uma Inglaterra em guerra. Qualquer pesquisa na internet sobre os bastidores da produção revelará a grande influência que o filme exerceu na Europa, em especial na Inglaterra, que àquela altura da Segunda Guerra Mundial era um dos poucos países ainda não invadidos pela Alemanha nazista. Ficou famosa a frase do Primeiro-Ministro britânico, Winston Churchill, que ROSA DE ESPERANÇA tinha feito mais pelo esforço de guerra do que um frota inteira de destróieres. Já nos EUA, o Presidente Roosevelt ficou tão impressionado com o discurso final pronunciado pelo personagem do vigário, que determinou que o mesmo fosse repetido nas transmissões de rádio da Voz da América, e atirado, em cópias de papel, por sobre toda a Europa. Greer Garson dá um show, nesta que é uma das grandes interpretações do cinema. Confortando crianças em um abrigo, capturando um paraquedista inimigo, ela dá uma mostra do orgulhoso espírito britânico. Enquanto Hitler fazia seu pior, a Sra. Miniver fez o seu melhor. Absolutamente belo e um verdadeiro clássico do cinema!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário