Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

79º Lugar - CENTRAL DO BRASIL - Brasil, 1997



OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!

79º Lugar - CENTRAL DO BRASIL – Brasil, 1997 – Direção de Walter Salles – elenco: Fernanda Montenegro, Vinicius de Oliveira, Soia Lira, Othon Bastos, Marília Pera, Otávio Augusto, Stela Freitas, Matheus Nachtergaele, Caio Junqueira – 112 minutos.

Fernanda Montenegro é Dora, uma professora aposentada que escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil, estação ferroviária carioca. A mãe de Josué (Vinícius de Oliveira) pede para a ex-professora escrever e enviar uma carta para o pai do garoto, mas, como sempre, Dora a joga fora. Quando a mãe do menino morre atropelada, ela resolve vendê-lo a traficantes de crianças, porém um sentimento de culpa faz com que Dora acabe voltando atrás e ainda ajude Josué a encontrar seu verdadeiro pai, numa longa viagem para o sertão da Bahia e de Pernambuco. Prêmios de Melhor Filme e Melhor Atriz (Fernanda Montenegro) no Festival de Berlim (1998); vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro; recebeu duas indicações ao Oscar 1998 - Melhor Atriz (Fernanda Montenegro) e Melhor Filme Estrangeiro. Fernanda era merecidíssima, mas perdeu para Gwnett Paltrow, uma atriz de talento duvidoso, numa das piores injustiças que a Academia já cometeu. O filme também não ganhou na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, perdendo para A VIDA É BELA (infinitamente inferior). Todo mundo sabe que a premiação de A VIDA É BELA foi arranjada. Foi uma palhaçada extremamente grotesca e lamentável.



CENTRAL DO BRASIL ficou conhecido como um dos mais comoventes que o cinema brasileiro já produzira. Não se pode esquecer os ensinamentos que ele transmite, sobretudo quando nos faz repensar que o dinheiro não é o fator mais importante da vida humana; há sentimentos como, por exemplo, a solidariedade que não se pode desprezar . O filme mostra a realidade do Brasil no final do século XX, caracterizando principalmente as condições de vida no subúrbio de uma cidade grande em um país subdesenvolvido. A massa de migrantes nordestinos, que desde o início do século abandona o sertão em busca de melhores oportunidades na cidade, aumentou o contingente de miseráveis nos centros urbanos, que os trata como descartáveis, entregando-os ao tráfico e assalto, como alternativa para sobrevivência. O crescimento econômico dos últimos 20 anos não repercutiu igualmente nas diversas classes sociais, sendo que as conseqüências negativas desse processo, atingiram duramente grande parte da população, geralmente a mais pobre e mais sofrida. A crescente concentração de riqueza, o salário mínimo vergonhoso, o desemprego, o aumento da pobreza e da miséria, a falta de saneamento básico e de assistência à saúde, fazem parte das situações trágicas vividas na carne pela população mais pobre, com a qual nos deparamos em nosso cotidiano.



Por muito tempo, os filmes brasileiros ficaram relegados a segundo plano, uma vez que o incentivo das autoridades locais e, porque não dizer dos patrocinadores privados, pareciam correr em sentido contrário à proposta cinematográfica do país. Nessa época, os filmes norte-americanos, sobretudo, continuavam a imperar no gosto da preferência nacional. Ao questionar o porquê do fraco desempenho dos nossos filmes, era bastante comum ouvirmos comentários relacionados à baixa qualidade, às cenas de sexo e violência gratuitos que não somavam em nada ao produto final. Um belo dia, um jornal de grande circulação na cidade de Brasília, divulgou que um filme brasileiro havia obtido, após exibição em um Festival de filmes independentes nos EUA, aplausos por mais de dez minutos dos presentes que ali se encontravam. A partir dali, CENTRAL DO BRASIL, só colecionou vitórias, com ótimo desempenho de apresentação, recebendo prêmios ao redor de todo o mundo. Um dos grandes triunfos do cinema brasileiro!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário