Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

72º Lugar - O DISCRETO CHARME DA BURGUESIA ( Le Charme Discret de La Bourgeoisie / El Discreto Encanto de La Burguesia) França, Espanha, 1972



OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!

72º Lugar - O DISCRETO CHARME DA BURGUESIA ( Le Charme Discret de La Bourgeoisie / El Discreto Encanto de La Burguesia / Il Fascino Discreto Della Borghesia) – França, Espanha, Itália, 1972 – Direção Luís Buñuel – elenco: Fernando Rey, Delphine Seyrig, Jean-Pierre Cassel, Michel Piccoli, Stéphane Audran, Julien Bertheau, Paul Frankeur, Bulle Ogier, Milena Vukotic – 102 minutos.

A burguesia foi um dos maiores alvos de críticas por parte de muitos cineastas, em especial europeus, por ser composta normalmente pelos tipos mais mesquinhos, egoístas e interesseiros da sociedade, entre outras características mais indigestas. Donos de uma fortuna descendida da vergonha, de uma educação duvidosa e de um requinte inegável, sua função é basicamente ostentar algo do qual não é digna. Talvez decididos a expor isso ao mesmo tempo em que mostravam ao mundo sua indignação com tamanha futilidade, diretores como Godard e Antonioni focaram boa parte de suas respectivas obras em desmoralizá-la. No entanto, foi o espanhol Buñuel e seu senso de humor ácido que encontrou na comédia e na fantasia uma maneira de atingir a burguesia através de um caminho alternativo e um tanto mais perigoso - a humilhação.



Muitos dos filmes do diretor merecem ficar entre os 100 Melhores, mas resolvi escolher este, por apresentar a história mais surrealista que se possa imaginar, com situações extremamente desconcertantes. Desta vez, o tema central é a impossibilidade de um grupo de refinados e burgueses amigos se reunir para um simples jantar. Qual jantar? Aquele tão planejado por seis amigos burgueses que não tem absolutamente nada de melhor para planejar. Eles estão sempre a combinar, mas parece que nunca conseguem concretizar o evento da maneira esperada, sendo sempre interrompidos por situações absurdas que insistem em acabar com aquilo. Mas eles não são de desistir, até porque isso seria abdicar de toda a “emoção” de suas vidas, então o enredo deste filme é basicamente composto por uma série de tentativas frustradas de realizar uma refeição entre companheiros entediados.



Os recursos para manter a narrativa interessante são muitos. Primeiramente, Buñuel escolheu a comédia como gênero principal, fazendo engraçadas todas as situações absurdas que permeiam a trama. Depois, ele nunca abusa do onírico em sua temática de sonhos, já que isso poderia causar ainda mais confusão na mente dos espectadores, e fugiria da sua intenção de fazer tudo parecer concreto e verossímil. Ele nos faz acreditar em situações improváveis para depois nos fazer cair na real, como se estivéssemos acordando do sonho junto com os personagens. Apesar de isso ir se repetindo diversas vezes, parece que ele sempre consegue nos pegar e, de repente, estamos pensando numa lógica para tudo aquilo – até que ponto foi real e a partir de que momento começou a se desenrolar um sonho. Resta juntar as peças do quebra-cabeça e torcer pelo bendito jantar acontecer. A burguesia é bastante ridicularizada por Buñuel, que destaca a hipocrisia e a extravagância dessa classe social. Recheado de situações inusitadas, é uma divertida e inteligente brincadeira de salão. O elenco é impecável com atuações irrepreensíveis dos atores. Ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Um clássico imperdível e obrigatório!

Um comentário:

  1. Hey just wanted to give you a quick heads up and let you know a few
    of the pictures aren't loading properly. I'm not sure why but I think its a linking issue.
    I've tried it in two different web browsers and both show the same outcome.

    Look into my page logdebug

    ResponderExcluir