Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sábado, 26 de agosto de 2017

O MENSAGEIRO TRAPALHÃO (The Bellboy) EUA, 1960 – Direção Jerry Lewis – elenco: Jerry Lewis, Alex Gerry, Bob Clayton, Sonnie Sands, Eddie Shaeffer, Herkie Styles, David Landfield, Bill Richmond (Stan Laurel), Larry Best, Cary Middlecoff, Art Terry, Frankie Carr, Joe Mayer, Pat Mack, Sarah Smith, Art Stanley, Milton Berle, Bobby Byron, Isobel Elsom, Duke Art Jr. – 72 minutos

                   JERRY LEWIS FAZ SUA ACLAMADA ESTREIA NA DIREÇÃO 

Stanley é um atendente em um hotel. Atrapalhado, vive causando problemas no lugar, ainda que pouco chame atenção para si mesmo como pessoa. Certo dia, porém, se hospeda no lugar uma estrela de cinema: o comediante Jerry Lewis. Com notória semelhança com o serviçal, os encarregados do hotel e a equipe do ator vão fazer algumas confusões entre os dois.

Imagine assistir a um filme onde a primeira cena, antes mesmo dos créditos de abertura, é de um homem em um escritório que se diz ser “o produtor executivo responsável por todas as produções feitas na Paramount”. Ele diz que antes de mostrar o filme, é preciso explicar uma coisa: “O filme que você está prestes a assistir não é comum como os que têm sido apresentados ao público do cinema atualmente. É só um pouco diferente, pois não tem nenhuma história e nenhum enredo. Na verdade, é uma série de sequências tolas ou, pode-se dizer, um diário visual de algumas semanas na vida de um verdadeiro louco”. Em seguida, o tal produtor executivo cai numa gargalhada tão insana quanto o resto do filme.   

Jerry Lewis, o maior e mais importante nome da comédia norte-americana escreveu, produziu, dirigiu e estrelou esta impagável película. Só o fato de ele exercer todas as principais funções de um filme sem noção como esse, já diz muito sobre o seu estilo. Percebemos sua inclinação para um tipo de filme que dispensa enredo, sendo constituído principalmente de situações que não estabelecem relações necessárias para com a trama ou entre si. Jerry Lewis convidou alguns atores do seu gosto para participações especiais, entre eles Milton Berle, Jack Kruschen (que faz o papel daquele produtor executivo citado acima, que aparece na cena introdutória do filme). Mas, infelizmente, a principal dessas participações especiais não aceitou o convite alegando idade avançada. Trata-se de Stan Laurel (o Magro, de “O Gordo e o Magro”). No entanto, ele se ofereceu para dar conselhos e sugestões durante a produção do filme, uma vez que era a estreia do Jerry Lewis na direção. Há que se destacar, que o próprio personagem título do filme é uma grande homenagem a Stan Laurel, pois o mensageiro trapalhão possui várias características semelhantes as do Magro, como o assobio, e até o seu nome: Stanley.  Para quem curte um humor de ótima qualidade este filme é imperdível. Merece ser conferido!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário