Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

domingo, 13 de agosto de 2017

MÃE SÓ HÁ UMA -Brasil, 2016 – Direção Anna Muylaert – elenco: Naomi Nero, Daniel Botelho, Dani Nefussi, Lais Dias, Matheus Nachtergaele, Luciana Paes, Helena Albergaria, Luciano Bortoluzzi, June Dantas, Renan Tenca, José Muylaert Abujamra, Antonio Haddad Aguerre, Berenice Haddad Guerre, Helena Bachur, Marcelo Muniz Bolognesi – 82 minutos

                 UM OLHAR VITAL SOBRE OS CONFUSOS LAÇOS FAMILIARES 

Em tempos de se falar tanto sobre equiparação de direitos de gênero e educação sexual nas escolas respeitando as diferenças, é com vibrante fulgor que a cineasta Anna Muylaert aproveita seu desde já personagem-cult, adolescente traumatizado num cabo-de-guerra emocional entre famílias, para transgredir socialmente com quaisquer amarras, autodeclarado com diversos protagonismos para além dos dois nomes próprios que ostenta. Veste-se com roupas tanto masculinas quanto femininas; assim como fica com garotas e garotos. Não quer mudar de sexo nem negar a si mesmo a chance de experimentar o mundo com suas próprias sensações, já que não pode confiar naquelas de que descendeu. Quando o filme parece assentado e resolvido, vem a diretora dizer não apenas que um ser humano pode ser múltiplo, mas que existem seres múltiplos também entre si embora de gerações próximas. E o elenco como um todo tem pitadas (ou mais que isso) de genialidade.

É não só o melhor filme de Anna Muylaert, como um dos melhores filmes brasileiros dos últimos anos. O roteiro jamais cai nas armadilhas que uma história melodramática como essa poderia proporcionar. A primeira grande sacada foi a de aproveitar apenas o mote da história real do jovem de Goiânia, que ganhou o noticiário na década de 1990 e ficou conhecido como “o caso Pedrinho”, rapaz que, aos 16 anos descobriu que a mãe que o criou o roubou da maternidade onde nasceu. Em “Mãe Só Há Uma”, Pierre descobre que na verdade se chama Felipe e que de agora em diante terá que viver com seus pais biológicos. Um impacto brutal na vida de um adolescente que não sabe se gosta de meninos ou de meninas, se deve se vestir como homem ou como mulher, e nem sabe se isso importa. Tudo soa muito verdadeiro na maneira como o filme observa essa fusão de gêneros e desejos dos jovens do século 21.


O espectador acompanha a trajetória de Pierre (Naomi Nero), que adora pintar as unhas, tocar música com os amigos e vive uma vida simples ao lado da mãe e da irmã. E os espectadores são brindados com um filme emocionante que fala muito além do amor de uma família. A diretora constrói o núcleo dramático do filme em uma série de cenas eficientes, capazes de apresentar todas as traumáticas reviravoltas de forma natural. Mas são as atuações que fazem dessa obra algo realmente inesquecível. É um filme provocativo que ousa na narrativa para atender a urgência em discutir tabus e estereótipos, principalmente no cenário atual. Anna Muylaert propõe um novo olhar sobre as configurações familiares e construções de identidades de gênero. O drama é tocante e energético, que transforma um tema potencialmente seco em um estudo caloroso de questões como genética, gênero e o verdadeiro significado de "lar". A cineasta e roteirista espia um momento complexo e delicado com carinho e sem julgamento moral. Ao redor do protagonista, orbitam personagens igualmente perplexos e perdidos diante de uma situação rara. UM DOS MELHORES FILMES DO ANO E UM DOS MAIS IMPORTANTES DA DÉCADA!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário