Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sexta-feira, 23 de junho de 2017

A CABANA (The Shack) EUA, 2017 – Direção Stuart Hazeldine – elenco: Sam Worthington, Octavia Spencer, Tim McGraw, Radha Mitchell, Megan Charpentier, Gage Munroe, Amélie Eve, Avraham Aviv Alush, Alice Braga, Carson Reaume, Sumire Matsubara, Graham Greene, Ryan Robbins, Jordyn Ashley Olson, Laura MacKillop, Emily Holmes, Nicholas Holmes, Derek Hamilton, Tanya Hubard, David MacKay, Chris Britton, Lane Edwards – 132 minutos

                    ELE NUNCA ESTAVA TÃO SOZINHO COMO PENSAVA 


A CABANA, de William P. Young, é um best-seller lançado em 2007 que já vendeu pelo menos 18 milhões de exemplares. Não é difícil entender o porquê: sua história edificante e serena, apoiada em preceitos religiosos, serve como auto-ajuda em momentos de expiação, de dor e de culpa. Diante de tais características, e tamanho sucesso, chega a ser surpreendente que sua versão cinematográfica tenha levado uma década para enfim acontecer, até mesmo pela simplicidade de sua história e dos recursos necessários para que seja apresentada. O filme em vários momentos assume um tom contemplativo de forma a construir em torno do personagem principal o conforto emocional tão procurado. Por mais que visualmente seja agradável, pelo uso de cores suaves e uma fotografia paisagística, há momentos em que a história trava de forma impiedosa, provocando um certo cansaço. Além disto, as metáforas apresentam um nítido desnível na narrativa, variando entre o didatismo extremo (trecho da Alice Braga) e o simbolismo exagerado (caso da joaninha).


Merece destaque a performance de Octavia Spencer. A ganhadora do Oscar por Histórias Cruzadas” se encaixa bem com a proposta de sua personagem. Além disto, a escolha de uma mulher negra para interpretar Deus é uma ousadia bem-vinda - feita pelo livro e seguida pelo filme, não apenas pela defesa da diversidade mas também contra a imagem estereotipada pregada ao longo dos séculos. A CABANA também ganha pontos consideráveis na comparação com outros filmes também feitos para louvar, no sentido de não ser ofensivo e maniqueísta perante o espectador. Se é nítido o objetivo de apresentar preceitos religiosos, estes são inseridos na narrativa de forma orgânica e sem a obrigação prévia de aceitá-los. Acima de tudo, trata-se de um filme sobre a fé, sem julgar descrentes nem manipular informações de forma a conquistar adeptos. Ou seja, trata-se de um filme honesto, dentro do que se propõe a ser.
Apesar de ser um filme de autoajuda, ele aborda temas, lança ideias e faz argumentos sobre temas que não tocam só quem é religioso. O perdão, a culpa, o ressentimento, a raiva, o ódio e, acima de tudo, o amor estão em debate. Apesar de trazer boas reflexões sobre perdão e espiritualidade, o desfecho acaba entregando ao espectador algo do qual o filme parecia querer fugir no começo: a igreja como necessidade de uma espiritualidade bem resolvida. A CABANA é o exemplo mais retumbante de projeto bem-sucedido na intenção de pregar para convertidos, mas que falha de forma também retumbante como entretenimento para as massas. Sua longuíssima duração é um problema, além de intermináveis e didáticos diálogos e, sobretudo, a falta de emoção, o que é fundamental para um filme. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário