Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

quarta-feira, 20 de julho de 2011

MIMI, O METALÚRGICO (Mimi Metallurgico Ferito Nell' Onore) 1972



MIMI, O METALÚRGICO (Mimi Metallurgico Ferito Nell’Onore) Itália, 1972 – Direção Lina Wertmüller – Elenco: Giancarlo Giannini, Mariangela Melato, Turi Ferro, Agostina Belli, Luigi Diberti, Elena Fiore, Tuccio Musumeci, Ignazio Pappalardo, Gianfranco Barra, Livia Giampalmo, Rosaria Rapisarda, Umberto Lentini, Salvatore Savasta, Ottorino Russo, Giovanni Cori – 121 minutos.

Em 1973, MIMI, O METALÚRGICO, de Lina Wertmuller, foi retirado às pressas de cartaz em todo o território nacional. Motivo: a censura do Regime Militar de Exceção considerou o filme nocivo à sociedade. Uma afronta à arte e à cultura por um regime ridículo, que de nada adiantou tamanha repressão. Os anos passaram e os seus generais também.

O clássico político de Lina Wertmuller depois de uma longa espera agora existe em DVD. É uma bela notícia. A diretora italiana conseguiu falar da realidade de seu país, em 1972, com humor, graça, drama e sensualidade sem perder o foco. Giancarlo Gianinni é Mimi, um operário da construção civil na Sicília controlada pela Máfia. O partido comunista luta para ganhar a prefeitura, mas os mafiosos controlam os votos mediante ameaças. Mimi se deixa convencer por um amigo que o voto é secreto e ele pode votar na esquerda sem medo. Não era verdade. Numa comunidade pequena, os "capos" tinham como saber e ele perde o emprego. Sem opção de trabalho, escapa para Milão, a capital industrial do país. Lá descobre que quem manda também é a máfia.

Durante um episódio sangrento, que causa a morte de um operário, Mimi resolve peitar um dos gerentes do crime organizado e quase é morto, mas ao informar seu nome completo e sua origem siciliana, descobre que é parente distante de uma família de capos e sua vida muda. Aí é o momento em que o filme dá um salto de qualidade. Mimi quer o amor, depois que encontra a bela Agostina Beli, quer lutar pela esquerda, filiando-se ao PC, quer associar sua vida a de seus companheiros, mas sua vaga origem o joga constantemente para o outro lado. Outros aspectos pouco saudáveis do homem italiano também não passam despercebidos para Lina. Ela denuncia o patriarcado que aflora em vários momentos nos atos de Mimi. Sua ingenuidade diante dos modelos de comportamento fica clara. O título original, “Mimì metallurgico ferito nell'onore”, se refere, especificamente à noção de honra que o protagonista sente ferida, sem perceber que é a mesma honra da máfia, dos patrões, dos machões e dos bandidos. Imperdível!!

4 comentários:

  1. An intriguing discussion is definitely worth comment.
    There's no doubt that that you ought to write more about this topic, it may not be a taboo matter but usually people don't talk
    about such subjects. To the next! Kind regards!!

    my web-site theoden

    ResponderExcluir
  2. Useful information. Lucky me I found your site by accident, and
    I am stunned why this twist of fate did not happened
    in advance! I bookmarked it.

    my website lotisseur

    ResponderExcluir
  3. A motivating discussion is definitely worth comment.
    I believe that you need to write more on this subject
    matter, it might not be a taboo matter but usually folks don't speak about such subjects. To the next! Many thanks!!

    Also visit my weblog: wholefood

    ResponderExcluir
  4. Way cool! Some extremely valid points! I appreciate you penning this article plus
    the rest of the site is also really good.

    Here is my page :: sprinkling

    ResponderExcluir