Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

domingo, 10 de julho de 2011

O DISCURSO DO REI (The King's Speech) 2010



O DISCURSO DO REI (The King’s Speech) Reino Unido / Austrália / EUA, 2010 – Direção Tom Hooper – elenco: Colin Firth, Helena Bonham Carter, Geoffrey Rush, Guy Pearce, Michael Gambon, Timothy Spall – 118 minutos.

DOIS MUNDOS QUE SE UNIRAM PARA DAR À NAÇÃO UMA SÓ VOZ!!

Esta é a história do rei George VI (nascido Albert Frederick Arthur George), cuja gagueira torna-se um empecilho toda a vez que ele vai se dirigir à nação. Em tempos de paz isso já seria um problema. Em tempos de crise, isso coloca uma espada sobre sua cabeça.

Interpretado com perfeição por Colin Firth que, por ser inglês, não precisa fingir o sotaque, mas teve trabalho para criar seu personagem, e por isso acabou ganhando o Oscar de Melhor Ator. O filme foi o campeão de indicações deste ano, com 12, ganhando também de Melhor Filme e Melhor Diretor (Tom Hooper).

Albert tentou diversos métodos para superar seu problema, mas nada funcionou. Sua mulher, Elizabeth (Helena Bonham Carter), descobre um sujeito com métodos nada ortodoxos. Mas, para quem já tentou falar com a boca cheia de bolas de gude, nada poderá ser mais radical. O sujeito é Lionel Logue (Geoffrey Rush), um terapeuta que mais com falação do que ação pode ser capaz de curar o futuro monarca. Como esse é um filme de visão intimista, a política é reduzida ao básico, apenas para dar tom à trama. A questão central é George falar à nação e, com sua voz potente, ajudar os ingleses a superar um período conturbado e sobreviver à guerra que se avizinha.

Um filme absolutamente irretocável!! A direção de arte reconstroi cenários, figurinos e opta por uma luz que recorde os anos 1930 de forma colorida. A direção é discreta e competente. O roteiro, com diálogos perspicazes, desenvolve a história de forma correta. E o trio principal de atores – Colin Firth, Geoffrey Rush e Helena Bonham Carter – brilha e engrandece o filme de forma muito rica.

A Academia de Hollywood acabou dando o Oscar de Melhor Filme ao O DISCURSO DO REI, porque a história de um homem que supera seus problemas e, além de tudo, governa um império, tem mais o perfil da Academia do que o de um jovem nerd que cria um espaço na internet onde pessoas "vivem" relacionamentos virtuais, retratado no concorrente mais forte A REDE SOCIAL. Merece ser visto, mas é para público inteligente e selecionado!!

2 comentários:

  1. Right here is the perfect web site for anyone who hopes to find out about this topic.
    You understand a whole lot its almost hard to argue with you (not that I personally will need to…HaHa).
    You definitely put a new spin on a topic
    that's been written about for many years. Excellent stuff, just excellent!

    Here is my blog post coalville

    ResponderExcluir
  2. It is not my first time to go to see this website, i am
    browsing this website dailly and take fastidious data from
    here everyday.

    Look at my blog lavaniya

    ResponderExcluir