Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

segunda-feira, 25 de julho de 2011

UM DOCE OLHAR (Bal) 2010



UM DOCE OLHAR (Bal / Mel) Turquia, 2010 – Direção Semih Kaplanoglu – Elenco: Bora Altas, Erdal Besikçioglu, Tülin Özen, Alev Uçarer – 103 min.

Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim 2010, o filme turco "Um Doce Olhar" é a terceira e última parte de uma trilogia assinada pelo diretor Semih Kapanoglu. O título original do filme, "Bal", quer dizer "Mel". Os outros dois longas são "Yumurta" ("Ovo"), de 2007, e "Sut", ("Leite"), de 2008 -- ambos inéditos em circuito comercial no Brasil, mas exibidos em festivais, como a Mostra Internacional de São Paulo.

Em "Um Doce Olhar", o pequeno Yusuf, de 6 anos, mora numa província cercada de montanhas no norte da Turquia. O pai, Yakup (Erdal Besikcioglu), é apicultor, e a mãe, Zehra (Tulin Ozen), plantadora de chá. O menino é de poucas palavras, e, na escola, apresenta dificuldades de aprendizado. Um pedagogo ou psicólogo logo diagnosticaria uma dislexia. Talvez o problema seja apenas uma timidez excessiva. A dificuldade de aprendizagem, relacionamento e a gagueira podem não passar de uma consequência de sua ansiedade.

O pai, Yakup, é o vínculo mais forte para o menino. Juntos, eles saem em busca de lugares onde colocar colmeias para a produção do melhor mel. A floresta é um lugar de encanto, mas também mistério. Nunca se sabe o que pode estar escondido no meio das árvores. E quando Yakup sai para uma viagem sozinho, Yusuf fica isolado em seu próprio mundo.

"Um Doce Olhar" é o filme sobre a perda da inocência, sobre a descoberta do mundo -- especialmente as decepções -- e como isso molda uma pessoa. A beleza visual, a profundidade da narrativa e dos personagens, nada disso funcionaria se Kaplanoglu não tivesse um bom ator no papel de Yusuf. E o pequeno Bora Altas é tão comovente quanto encantador. Seu personagem, com a curiosidade infantil para a qual tudo é novidade, está descobrindo a poesia que existe no mundo, apesar das contrariedades. Eloquente, verdadeiro e fascinante!! O maior sucesso do atual cinema turco!!

2 comentários:

  1. Great post. I was checking continuously this blog and I'm impressed! Very useful info specially the last part :) I care for such info a lot. I was seeking this particular information for a very long time. Thank you and best of luck.

    Feel free to visit my homepage coming

    ResponderExcluir
  2. I love what you guys tend to be up too. This sort of clever work and
    reporting! Keep up the wonderful works guys I've added you guys to my personal blogroll.

    my site: bases

    ResponderExcluir