Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

quarta-feira, 27 de julho de 2011

CRIAÇÃO (Criation) 2009



CRIAÇÃO (Criation) Reino Unido, 2009 – Direção de Jon Amiel – Elenco: Jennifer Connely (Emma Darwin), Paul Bettany (Charles Darwin), Jeremy Northam, Toby Jones, Jim Carter, Benedict Cumberbatch, Martha West (Annie Darwin), Teresa Churcher, Harrison Sansostri, Zak Davies – 108 minutos.

O naturalista Charles Darwin revolucionou toda a história da humanidade com sua extraordinária obra “A Origem das Espécies”. Suas idéias chocaram a todos, mas foi dentro de sua família, em especial sua esposa Emma, onde ele encontrou os maiores desafios a sua teoria. Ele luta para encontrar um equilíbrio entre suas teorias revolucionárias sobre a evolução e seu relacionamento com a esposa religiosa, cuja fé entra em conflito com o seu trabalho. Darwin viveu um dilema entre fé e razão, amor e verdade.

Um dos episódios mais importantes da história da ciência, o desenvolvimento da Teoria da Evolução, torna-se o pano de fundo para o bonito drama familiar, em CRIAÇÃO. O inglês Paul Bettany e sua mulher Jennifer Connelly interpretam o cientista Charles Darwin e sua esposa Emma, cuja crise no casamento se transforma em mote para o filme dirigido por Jon Amiel.

As descobertas de Darwin, a formulação de seus pensamentos e teoria não ganham muito espaço no filme à medida em que a narrativa avança e o drama familiar toma conta da história. Começando pela morte prematura da filha de 10 anos do casal, Annie (Martha West), que era bastante próxima do pai, e gostava de ouvir histórias de zoologia, das viagens de Darwin a terras distantes e especialmente sua amizade com uma macaquinha. Cenas do passado e do presente se alternam. Pai e filha conversam, e ela parece ser a única que o compreende e realmente se interessa por seus estudos e pesquisas. No presente, o cientista se debate entre sua fé cristã, cada vez mais desgastada depois da morte da filha, e suas formulações científicas, que desafiam o dogma do criacionismo.

Ao contrário de Darwin, sua mulher está cada vez mais apegada a Deus e à religião e preocupada, não sem razão, com a saúde mental do seu marido. As implicações teológicas da teoria dele também a preocupam. A religião é representada pelo pastor local (Jeremy Northan), que nunca bate radicalmente de frente com o cientista, mas tenta dissuadi-lo de suas ideias.

CRIAÇÃO é um filme que surpreende pelos caminhos escolhidos para contar a história. Aqui opta por dar mais espaço para o drama familiar e não em suas pesquisas e descobertas científicas de Darwin, aprofundando na crise com a esposa, pois, na verdade, o cientista viveu um dilema muito grande dentro de casa enfre fé e razão, amor e verdade. O roteiro, assinado por John Collee, baseia-se num livro de Randal Keynes, um descendente direto de Charles Darwin. UM FILME MEMORÁVEL SOBRE UM HOMEM BRILHANTE!!!



EM SETEMBRO - OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário