Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

terça-feira, 19 de julho de 2011

MEIA NOITE EM PARIS (Midnight in Paris) 2011



MEIA NOITE EM PARIS (Midnight in Paris) Espanha/EUA, 2011 – Direção Woody Allen – elenco: Owen Wilson, Rachel McAdams, Adrien Brody, Kathy Bates, Michael Sheen, Carla Bruni, Marion Cotillard, Kurt Fueler, Mimi Kennedy, Tom Hiddleston, Alison Pill, Yves-Antoine Spoto, Marcial Di Fonzo Bo, Corey Stoll, Nina Arianda – 90 minutos.

Na pele de um roteirista, chamado Gil Pendler, cujo sonho é trocar Hollywood pela literatura, Owen Wilson assume seu costumeiro ar entre ingênuo e abobado, que cai bem, no entanto, a um personagem que descobre por acaso uma porta fantástica no tempo, que lhe permite trocar figurinhas com uma lista invejável de alguns dos maiores artistas da História. Entre os ilustres estão Scott e Zelda Fitzgerald (Tom Hiddleston e Alison Pill), Ernest Hemingway (Corey Stoll), Gertrude Stein (uma impagável Kathy Bates), Pablo Picasso (Marcial Di Fonzo Bo), Henri Matisse (Yves-Antoine Spoto) e Salvador Dalí (uma breve e inspiradíssima participação de Adrien Brody).

A porta mágica fica dentro de um calhambeque Peugeot, no qual Gil embarca numa noite em que se perdeu pelas ruas de Paris - depois de deixar a noiva Inez (Rachel Adams) sair com outro casal de amigos, em que um deles é Paul (Michael Sheen), um pseudo-intelectual pedante que Gil simplesmente não aguenta mais ver pela frente.
Cabe a ninguém menos do que a primeira-dama francesa, Carla Bruni, abalar a pose de Paul, bem no momento em que ele montava um discurso com algumas imprecisões sobre a vida de Auguste Rodin. Carla interpreta a guia do museu da obra do célebre escultor, um dos locais mais belos de Paris, e tem três cenas no filme, duas ali mesmo e outra num banco diante da catedral de Notre-Dame. Para quem ama Paris, como o diretor e a maioria da humanidade, o filme é um prazer desde as primeiras sequências, que percorrem alguns dos pontos cardeais da paisagem afetiva da cidade que já foi descrita como uma festa. Esse foi o título aliás, de um livro do próprio Hemingway, um dos expatriados americanos em Paris que participam ativamente da fantasia viva de Gil.

É numa personagem fictícia, no entanto, Adriana (Marion Cottilard), musa de Picasso, que o filme sintetiza a fantasia romântica que abala Gil mais profundamente, levando-o a reavaliar seu noivado com Inez - a quem cabe, o tempo todo, a função de desmancha-prazeres do noivo sonhador. Nenhum elemento desta boa receita funcionaria, no entanto, sem um equilíbrio entre a beleza, a poesia, o humor e umas pitadas de discussão sobre o sentido da vida, de estarmos aqui, nesta época, sonhando sempre com outra, geralmente no passado e que idealizamos o bastante para acreditar que foi melhor.

Sem sombre de dúvida, aqui está uma grande obra do genial Woody Allen. Êxtase é o adjetivo perfeito para definir o durante e o depois da sessão. Com sofisticação, charme e sem amarras quanto ao realismo, esta comédia desenrola um interessantíssimo comentário sobre a relação com o passado e o deslocamento com o presente, passando por uma descarada homenagem a feras da música e literatura, com destaque para o genial Cole Porter. Para encerrar, um olhar muito particular sobre a capital francesa, a qual já vimos centenas de vezes em centenas de filmes. Acredite: a Paris deste filme de Woody Allen é diferente. UM FILME OBRIGATÓRIO!!

3 comentários:

  1. First of all I would like to say great blog!
    I had a quick question that I'd like to ask if you don't mind.
    I was curious to find out how you center yourself and clear your mind before writing.
    I have had difficulty clearing my thoughts in getting my ideas out
    there. I truly do take pleasure in writing however it just seems like the first
    10 to 15 minutes tend to be lost simply just trying to figure out how to begin.
    Any recommendations or hints? Cheers!

    Take a look at my website :: lostaways

    ResponderExcluir
  2. I've learn some excellent stuff here. Certainly worth bookmarking for revisiting. I surprise how so much effort you place to make one of these magnificent informative web site.

    My site :: arrester

    ResponderExcluir
  3. Every weekend i used to pay a visit this web site, because i want enjoyment, as this this web page conations genuinely fastidious funny information too.



    my blog: duchess

    ResponderExcluir