Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

segunda-feira, 27 de junho de 2011

A ESTRADA (The Road)



A ESTRADA (The Road) EUA, 2009 - Direção John Hillcoat – Elenco: Viggo Mortensen, Kodi Smit-McPhee, Charlize Theron, Robert Duvall, Guy Pearce – 111 minutos.

QUANDO A CIVILIZAÇÃO ACABA, A BATALHA PELA SOBREVIVÊNCIA COMEÇA.

Um filme profundamente desolador sobre a assustadora e traumatizante realidade de um hipotético fim do mundo. A partir do romance de Comarc McCarthy, seguimos a história de um pai (Viggo Mortensen, sempre notável) que, na desesperada luta pela sobrevivência, faz absolutamente de tudo para salvar o filho (Kodi Smit-McPhee). O planeta está a morrer e a paisagem perdeu todas as cores da esperança. A humanidade está em ruínas. Impera o medo e a desconfiança, o pó e a morte. Há fome, frio e doenças. Os homens cederam ao canibalismo e aos instintos mais selvagens. A estrada é um lugar extremamente perigoso.

O argumento é construído à base de cenas e momentos impressionantes e de diálogos intensos e profundos: as memórias do passado, o adeus à fotografia, a cave dos moribundos, o bunker da comida e dos mantimentos, as passagens do velho cego (Robert Duvall), a morte na praia.

Como é que um pai pede a um filho para que o mate e que ele próprio se mate em seguida, com as únicas balas que lhes restam? Como é que se explicam a uma criança que nunca conheceu a paz ou a felicidade, os valores que fazem os homens bons? Como é que, numa situação-limite como esta, completamente insuportável e onde o caminho mais fácil é o suicídio, se explica a uma criança que vale a pena viver, amar, ser solidário, confiar, acreditar?

Visualmente arrebatador, com a excelente fotografia de Javier Aguirresarobe, dotado de uma direção artística irrepreensível e de uma trilha sonora tocante e de extrema sensibilidade, A ESTRADA é um filme para repensar no próprio ser humano, no planeta Terra e na própria Humanidade. Obrigatório!!



EM SETEMBRO - OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário