Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

terça-feira, 21 de junho de 2011



CAMINHO DA LIBERDADE (The Way Back) EUA, 2010 – Direção Peter Weir – elenco: Jim Sturgess, Ed Harris, Colin Farrell, Saoirse Ronan, Mark Strong, Dragos Bucur, Gustaf Skarsgard, Alexandru Potocean, Sebastian Urzendowski – 133 minutos.

Uma história absolutamente surpreendente!! Extraída do livro “The Long Walk: The True Story of a Trek to Freedom”, publicado em 1956, onde o tenente polonês Slamovir Rawicz escreve sua própria história. Capturado pelos russos e condenado por espionagem durante a Segunda Guerra Mundial, Slamovir foi enviado para um campo de concentração na Sibéria, de onde, surpreendentemente, conseguiu escapar. Mas sua fuga, ao lado de um pequeno grupo de companheiros, está longe de ser o ato mais inacreditável do livro. Ela é apenas o primeiro passo de uma gigantesca caminhada rumo à tão sonhada liberdade.

Em 2006, a BBC questionou a veracidade dos feitos do livro, uma vez que o próprio autor, Slamovir Rawicz, não apontou evidências que comprovassem a sua história.

Mesmo assim a aventura de um punhado de homens que transita pelo tênue limite que separa a coragem da loucura aos poucos vai formando uma unidade indivisível na luta pela sobrevivência. Pessoas que há pouco sequer se conheciam, que não compartilhavam sequer o idioma, desenvolvem fortes laços de amizade, lealdade e interdependência, tudo em nome de um objetivo maior: um pouco mais de vida. Somente unidos eles poderão lutar contra o gelo avassalador, o sol assassino, a fome, a sede, o desequilíbrio emocional, e talvez o mais cruel dos inimigos: a ignorância do homem em tempo de guerra.

O livro virou roteiro cinematográfico pelas mãos do documentarista Keith R. Clarke e se transformou num belíssimo filme dirigido pelo australiano Peter Weir, um dos grandes cineastas da atualidade, realizador de inesquecíveis obras-primas do cinema, como “SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS” (1989); “O SHOW DE TRUMAN”, com Jim Carrey; “O MESTRE DOS MARES” (2003) etc. O diretor novamente se apoia sobre um elenco talentoso e sabe como dele extrair os melhores resultados. Em CAMINHO DA LIBERDADE, obtém interpretações magistrais e uma magnífica unidade dramática de Jim Sturgess, Ed Harris, Colin Farrell, Mark Strong e Saiorse Ronan, entre outros.

É um filme notável, que busca na grandiosidade a sua razão de ser. A história apresenta uma jornada de proporções épicas, de sobrevivência apesar das adversidades. É uma história real que precisa de algumas concessões que só a ficção pode lhe dar para que exista. Em termos técnicos, o filme é brilhante e irretocável. A maquiagem nas cenas de intenso calor é das mais convincentes, a fotografia nos lança diretamente na ação, e as belíssimas locações incluem India, Marrocos, Bulgária e Austrália. Foi lançado recentemente nos cinemas, em maio último. Merece ser conferido!!!!

Um comentário:

  1. Hey! Someone in my Facebook group shared this site with us so I came to give it a look.
    I'm definitely enjoying the information. I'm bookmarking and will be tweeting this to my followers!
    Wonderful blog and outstanding style and design.

    Also visit my page ... mocos

    ResponderExcluir