Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

NICHOLAS E ALEXANDRA (Nicholas and Alexandra) Inglaterra, 1971 – Direção de Franklin J. Schaffner – elenco: Michael Jayston, Janet Suzman, Roderic Noble, Tom Baker, Harry Andrews, Irene Worth, Jack Hawkins, Michael Redgrave, Laurence Olivier, John McEnery, Martin Potter, Lynne Frederick, Eric Porter, Maurice Denham, Julian Glover, Ian Holm, Ania Marson, Candace Glendenning, Fiona Fullerton, Timothy West, Katherine Schofield, Jean-Claude Drouot, John Hallam, Guy Rolfe, John Wood, Ralph Truman, Gordon Gostelow, Brian Cox, Michael Bryant, Vivian Pickless, Alan Webb, James Hazeldine, Stephen Greif, Roy Dotrice, Alexander Knox, Curd Jürgens – 183 minutos

O MAIS INTELIGENTE, ARREBATADOR E EXTRAORDINÁRIO ESPETÁCULO JÁ REALIZADO PELO CINEMA INGLÊS


Um filme de raro prazer e beleza! É, sem dúvida, o mais inteligente e bem realizado espetáculo cinematográfico desde LAWRENCE DA ARÁBIA (1962). Robert K. Massie se interessou pela história da família Romanov enquanto pesquisava sobre hemofilia, doença da qual seu filho sofria. Para compreender como outras famílias lutaram contra a doença, Massie começou a estudar a vida e o tempo do Czar da Rússia, Nicholas II, cujo próprio filho Tsarevitch Aléxis, padecia do mal. Os resultados do seu trabalho foram publicados em 1967 como “Nicholas e Alexandra”, um livro histórico que passou quatro meses na lista dos mais vendidos e mais lidos dos EUA. Em 23 de janeiro de 1968, Sam Spiegel (o mesmo de LAWRENCE DA ARÁBIA) anunciou que havia adquirido os direitos para o cinema do livro de Massie, o qual seria adaptado pelo roteirista James Goldman (o mesmo do extraordinário O LEÃO NO INVERNO - 1968) e dirigido por Franklin J. Schaffner (o realizador de PATTON, REBELDE OU HERÓI? – 1970). 


Contratados para interpretar as personagens do papel-título estavam os atores da Royal Shakespeare Company, Michael Jayston e Janet Suzman. Eles seriam coadjuvados por um elenco formado pelos mais importantes atores da Inglaterra: Laurence Olivier, Irene Worth, Harry Andrews, Jack Hawkins, Michael Redgrave, Lynne Frederick, Roderic Noble (como Aléxis), Eric Porter, Maurice Denham, John McEnery, Julian Glover, Ian Holm e o astro do Tesouro Nacional inglês Tom Baker como Rasputin (uma extraordinária atuação), além da presença notável de Martin Potter (que brilhou em SATYRICON, de Fellini). O filme faz um belíssimo panorama da Rússia na época da Revolução de 1917, que tirou o poder das mãos do Czar Nicolau II, um homem que perdeu um império porque não podia dizer “não” a sua esposa. É a épica, grandiosa e trágica história verdadeira de um mundo que desabou e afundou em outro mais trágico. Recebeu 6 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme do Ano, Melhor Atriz (Janet Suzman), Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, ganhando nessas duas categorias: Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte. Não ganhou o de melhor filme porque foi um ano de difícil escolha. Os concorrentes eram todos muito fortes. Havia o inesquecível “Um Violinista no Telhado”, de Norman Jewison;  o extraordinário “Laranja Mecânica”, de Stanley Kubrick; o comovente “A Última Sessão de Cinema”, de Peter Bogdanovich e “Operação França” (que saiu vencedor). Um filme inesquecível, emocionante e extraordinário.  Absolutamente belo!!!!
NICHOLAS E ALEXANDRA começou a ser produzido em 30 de novembro de 1970, nos Estúdios Sevilla, em Madri – Espanha. Entre os cenários que mereceram esmerada pesquisa, figuravam corredores, halls, escadarias, escritórios e o salão de recepção do Palácio Tsarskoe Selo, fora de São Petersburgo, a sala de troféus de caça de Spala, o vestiário em malva da Czarina, a enfermaria de Aléxis, o salão de jantar e o salão de baile do Grão Duque Nicholas, o apartamento de Rasputin, a adega do palácio do Príncipe Felix Yussoupov (magnífica atuação de Martin Potter) e onde Rasputin foi assassinado) e os interiores de várias casas  onde a Família Real foi aprisionada e mais tarde executada. As cenas exteriores foram filmadas em locações com as mesmas características dos palácios e estações de trem que existiam na Rússia pré-revolucionária. Os exteriores da prisão da Sibéria foram filmados nas montanhas nevadas entre Madri e Segóvia. A produção de 11 milhões de dólares (uma fortuna na época) foi concluída em 17 de abril de 1971. NICHOLAS E ALEXANDRA teve sua estréia mundial em 29 de novembro de 1971, seguida de sua estréia nos Estados Unidos, em 13 de dezembro do mesmo ano. NICHOLAS E ALEXANDRA continua um épico grandioso e magnífico. O Los Angeles Times escreveu: “É um dos filmes que trazem a história à vida com clareza, fidelidade e uma proximidade que o tornam compreensível e inesquecível”. Um espetáculo soberbo, belo e extraordinariamente arrebatador!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário