Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sábado, 21 de janeiro de 2017

KUBO E AS CORDAS MÁGICAS (Kubo and the Two Strings) EUA, 2016 – Direção Travis Knight – Com as vozes de Charlize Theron, Art Parkinson, Ralph Fiennes, Matthew McConaughey, Rooney Mara, Brenda Vaccaro, Cary-Hiroyuki Tagawa, Meyrick Murphy, George Takei, Ken Takemoto, Luke Donaldson – 101 minutos 

         EXCELENTE ANIMAÇÃO COM QUESTÕES PROFUNDAS E HUMOR SOTURNO


Kubo e as Cordas Mágicas transporta o espectador para a mitologia oriental, marcada pela relação íntima com a natureza e com a morte. Esta trama representa ao mesmo tempo uma fábula familiar e um épico de aventura, através dos desafios do garoto Kubo, que perdeu um olho quando bebê, perdeu o pai na mesma época e deve sustentar a casa, já que a mãe sofre de depressão. O filme também aposta na figura de uma criança predestinada que, mesmo sem o traquejo social de outros garotos de sua idade – e talvez justamente por isso – apresenta uma interpretação excepcional do mundo ao redor. O breve prólogo, contado pelo próprio protagonista, dá a dimensão do que está por vir: uma mulher enfrenta o mar durante uma tempestade assustadora. Consegue passar pelas águas ao tocar um acorde mágico no shamisen, espécie de guitarra nipônica com três cordas. Trata-se da mãe de Kubo, que fugiu após um acesso de fúria de seu pai, o Rei Lua, que arrancou um olho do bebê. A dupla se abriga em uma ilha fictícia, ambientada em um Japão fantástico. 


Repleto de detalhes, cores e texturas que ultrapassam sua técnica base, o filme de Travis Knight é um épico, só que representado por bonecos. Essa atmosfera se estabelece ainda mais graças à delicada trilha sonora de Dario Marianelli (compositor dos temas de “V de Vingança” e “Anna Karenina”).Partindo de um universo cheio de referências orientais, com códigos rígidos de honra e moral, onde fantasia e realidade convivem lado a lado, ele conseguiu elaborar um conto surpreendente, tanto pela trama que conduz, repleta de reviravoltas e subcamadas de leitura, como também pelo visual, que chega a ser inebriante pela beleza que carrega. Com belíssimos efeitos especiais que somente um stop-motion muito bem feito pode proporcionar, “Kubo e as Cordas Mágicas” é uma animação cheia de ação e aventura que possui elementos tanto para as crianças quanto para os adultos. Seu estilo mais sombrio, como em todos os longas-metragens do Estúdio Laika (em especial, “Coraline e o Mundo Secreto”), é ousado para uma animação inicialmente voltada para os pequenos, e a riqueza de detalhes do stop-motion em cores vibrantes é o destaque do filme. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário