Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

CIRCULO DE FOGO (Enemy at the Gates) EUA, Inglaterra, Irlanda  Alemanha, 2001 – Direção de Jean-Jacques Annaud – elenco: Jude Law, Joseph Fiennes, Ed Harris, Rachel Weisz, Bob Hoskins, Ron Perlman, Eva Mattes, Gabriel Thomson, Matthias Habich, Sophie Rois, Ivan Shvedoff, Mario Bandi, Hans Martin Stier – 131 minutos

      UMA PÁGINA TRÁGICA DA HISTÓRIA NUM FILME IMPERDÍVEL!!! 


É o mais triunfante filme de guerra desde O RESGATE DO SOLDADO RYAN (1998). O diretor Jean-Jacques Annaud tem poucos filmes em seu currículo, mas é um dos mais respeitados do cinema atual. Basta citar algumas de suas obras-primas: A GUERRA DO FOGO (1981), O NOME DA ROSA (1986), SETE ANOS NO TIBET (1997); PRETO E BRANCO EM CORES (1976); O URSO (1988) etc. É uma história impressionante durante o cerco a Stalingrado, na Segunda Guerra Mundial. Stalingrado era uma conquista fundamental para o total domínio nazista na Europa. Se tomassem a cidade russa, os alemães chegariam facilmente às reservas de petróleo caucasianas que tanto lhes interessavam e alcançariam rapidamente as outras regiões do país usando o rio Volga para o transporte das tropas. 


O filme não é apenas sobre esse aspecto histórico da guerra, é também sobre propaganda e motivação, a partir de fatos reais. É também uma verdadeira aula política e militarista. O roteiro caprichado nos conta a história em que um despreparado Nikita Krushchev (uma interpretação inspirada de Bob Hoskins) assume o exército russo para assegurar que as tropas de Adolf Hitler não triunfem. Um dos oficiais políticos, Danilov (o excelente Joseph Fiennes), tem a idéia astuta de dar ao desanimado povo russo uma inspiração heróica. Vassily Zaitsev (brilhante atuação do extraordinário Jude Law) é um soldado de visão milimetricamente apurada na infância, graças às caçadas a lobos empreendidas pelo avô. Na verdade, ele é um atirador de elite, que vira um símbolo para levantar o moral do povo russo graças ao trabalho de imprensa de Danilov. O letrado Danilov pensa e, sem instrução, Vassily executa. A parceria funciona e o atirador se orgulha ao ver seus feitos estampando as páginas dos jornais, enquanto o oficial usufrui dos luxos do alto escalão comunista. A união fica ameaçada quando os dois são atraídos pela jovem Tânya (Rachel Weisz, que está ótima). 


O clímax do filme é quando a precisão de Vassily é posta à prova pelo reverenciado major nazista Konig (magnífico desempenho de Ed Harris), um dos melhores atiradores enviados pela Alemanha, para matar Vassily. O lendário atirador terá que caçá-lo desesperadamente. Começa então uma guerra particular de coragem, honra e patriotismo. Dividida entre a experiência e a esperteza, essa brincadeira macabra de gato e rato cria uma tensão angustiante e de grande suspense para o espectador. O filme é ainda notável por apresentar cenas de impressionante beleza e impacto. Na época do seu lançamento se questionou muito o título brasileiro, considerado absurdo, porque a tradução literal seria INIMIGO À PORTA, que aliás tem mais a ver com toda a história. A fotografia inspiradíssima do consagrado Robert Fraisse, transformou a história em pinceladas impressionistas em cores frias, borradas apenas pelo vermelho do sangue e da bandeira comunista. Um filme de heroísmo, retratando um período negro do Século XX, no ano de 1942, à porta de Stalingrado, num dos confrontos mais sangrentos da Segunda Guerra Mundial. Uma página trágica da história num filme belo, honesto e imperdível!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário