Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

domingo, 17 de junho de 2018

A MULHER DO PADRE (La Moglie del Prete) – Itália, 1971 – Direção Dino Risi – elenco: Sophia Loren, Marcello Mastroianni, Venantino Venantini, Jacques Stany, Pippo Starnazza, Augusto Mastrantoni, Giuseppe Maffioli, Miranda Campa – 103 minutos

PADRE MARIO (Marcello Mastroianni) ENTRE A DESLUMBRANTE VALERIA (Sophia Loren) E O CELIBATO


Sophia Loren mais uma vez deslumbrante, faz dupla com Marcello Mastroianni nesta grande comédia do cinema italiano sobre o problema do casamento dos padres católicos . Comédia que merece ser vista e revista, pois a dupla central está formidável; o roteiro ótimo e os coadjuvantes também são um destaque. Prá quem quer um filme sem grandes pretensões e com muito humor, aqui está uma boa opção!!


Com o fim do seu relacionamento com um homem casado, Valeria (Sophia Loren), uma ex-cantora pop, decide se suicidar, mas é impedida pelo Padre Mario (Marcello Mastroianni), um sacerdote convencido a tal ponto da sua vocação que são suficientes alguns dias ao lado da mulher para vacilar. Os dois se encontram através do fio de um telefone amigo, quando Valeria telefona para ter um último contato humano; e é dissuadida em cinco minutos pelas palavras confortadoras do homem. É suficiente este assunto para compreender como em A Mulher do Padre” (1971) para Dino Risi não era tão importante a credibilidade, quanto explorar um par testado e amadíssimo pelo público. Além disso, tratando um tema que sem dúvida teria levantado polêmicas e chamado a atenção. Com efeito, apesar de uma certa indignação suscitada em ambientes católicos da época, a trama é desenvolvida quase sempre com desenvoltura e com uma ligeireza que muitas vezes faz sorrir.


O diretor Dino Risi nasceu em Milão, estudou medicina, formou-se em psiquiatria. Foi crítico de cinema, roteirista, trabalhou como assistente de Mario Soldati e Alberto Lattuada. Nos anos 1950 se instalou em Roma, se tornando um dos grandes inventores da comédia italiana, ao lado de Ettore Scola, Mario Monicelli e Pietro Germi. Dirigiu 54 filmes, entre os quais "Férias com o Gangster" (1951), "O Signo de Venus" (1955), "Belas, mas Pobres" (1956), "Essa Vida Dura" (1961), "Aquele que Sabe Viver" (1962), "Operação San Genaro" (1966), "Esse Crime Chamado Justiça" (1971). "Perfume de Mulher" valeu a Vittorio Gassman o grande prêmio de interpretação masculina no Festival de Cannes de 1975. Em 2002, recebeu um Leão de Ouro, no Festival de Veneza, pelo conjunto da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário