Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

terça-feira, 17 de outubro de 2017

REAL – O PLANO POR TRÁS DA HISTÓRIA – Brasil, 2017 – Direção Rodrigo Bittencourt – elenco: Emílio Orciollo Netto (Gustavo Franco), Bemvindo Sequeira (Itamar Franco), Tato Gabus Mendes (Pedro Malan), Mariana Lima (Denise), Guilherme Weber (Pérsio Arida), Norival Rizzo (FHC), Cássia Kiss, Paolla de Oliveira (Renata), Klebber Toledo (Marcelo), Juliano Cazarré (Gonçalves), Wladimir Candini (André Lara Resende), Anamaria Barreto (Ruth Cardoso), Bia Arantes (Luiza), Fernando Eiras (Winston Fritsch), Bruno Giordano (líder manifestante), Thiago Justino (Joubert), Ricardo Kosovski (Rubens Ricupero), Giulio Lopes (Edmar Bacha), Arthur Kohl (José Serra), Guilherme Magon (Marcos), Carlos Meceni (Clóvis Carvalho) – 96 minutos

VEMOS NO FILME QUE APESAR DE ALGUMAS MUDANÇAS, MUITA COISA CONTINUA IGUAL 

“Real – A História Por Trás do Plano, produção nacional dirigida por Rodrigo Bittencourt, baseada no livro 3.000 Dias no Bunker – Um Plano na Cabeça e um País na Mão, de Guilherme Fiúza. Com roteiro de Mikael de Albuquerque (do eficiente A Glória e a Graça), o filme narra os bastidores do plano Real, medida econômica que salvou o país da falência em meados da década de 1990. A parte técnica de REAL é verdadeiramente elaborada, dona de uma edição primorosa, de cortes rápidos e transições eficientes, deixando o produto final com cara de thriller hollywoodiano. Não por menos, Lucas Gonzaga é o responsável, profissional que tem no currículo montagens chamativas de longas, como 2 Coelhos (2012) e Mais Forte que o Mundo (2016), tendo inclusive trabalhado na gringa, com Presságios de um Crime (2015). Os atores estão em sua melhor forma, com destaque para Mariana Lima, que vive Denise, a assistente de Franco, e o próprio protagonista. Emílio Orciollo Neto nunca esteve tão bem, o ator metralha seus diálogos com uma voracidade latente, ao mesmo tempo trabalhando os momentos calmos (nos quais apenas suas expressões sem diálogos transmitem seus sentimentos, como na última cena especificamente) e outros de fúria explosiva – destaque para o relacionamento conturbado com a esposa Renata (papel de Paolla Oliveira). (Pablo R. Bazarello – Cine Pop) 



Instituído no governo de Itamar Franco (1992-1995) e conduzido por Fernando Henrique Cardoso, na época ministro da Fazenda, o Plano Real tinha como objetivo estabilizar a moeda e tirar a economia do Brasil da estagnação. Para contar essa história aparentemente não muito excitante, os produtores optaram por uma levada pop, de olho em uma fatia maior (e mais jovem) do público. Os mentores do Plano são mostrados altivos, andando em câmera lenta por Brasília, como se fossem Os Vingadores. O herói aqui é o economista Gustavo Franco (Emílio Orciollo Netto), um neoliberal que não se preocupa em ferir suscetibilidades. Na vida real, as questões eram mais complexas; no filme, o diretor, Rodrigo Bittencourt, conduz a narrativa de um jeito bem direto. Apesar de a trama ser ambientada inteiramente em um mundo burocrático, a obra não fica pesada. No volátil e dividido clima político que vive o Brasil, esse é um filme que certamente vai causar debates. (Hamilton Rosa Junior – Rolling Stone)


Nenhum comentário:

Postar um comentário