Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

quarta-feira, 1 de março de 2017

A GRANDE MURALHA (The Great Wall) China / EUA, 2016 – Direção Yimou Zhang – elenco: Matt Damon, Pedro Pascal, Willem Dafoe, Andy Lau, Tian Jing, Eddie Peng, Hanyu Zhang, Lu Han, Kenny Lin, Karry Wang, Ryan Zheng – 103 minutos

                  AGUARDANDO UM INIMIGO QUE NINGUÉM CONHECE

O novo filme Zhang Yimou é uma obra que não perde tempo em seu começo e já coloca o espectador dentro da aventura sem nem precisar explicar muito o cenário. Ele não tem o mesmo brilho nem a intimidade dos filmes de ação anteriores do cineasta chinês, mas mesmo assim ele funciona como um conto de fadas em modo blockbuster que diverte. Há que se destacar o toque artístico do diretor que está na jogada das suas tradicionais panorâmicas e em seu uso criativo das cores.
"A Grande Muralha" é aquele tipo de filme regular que você gosta sem explicação lógica e não conta para ninguém. É total guilty pleasure,(utilizado para denominar literalmente os nossos prazeres culpados. Envolve a questão do espectador olhar a sua volta para ver se alguém está te olhando). O filme tem alguns problemas, mas não incomoda a ponto de irritar, até porque alguns momentos são realmente muito divertidos. 
Eu não diria que é um filme ruim, mas pode ser descrito como regular e potencialmente interessante. É parcialmente bem-sucedido na intenção de misturar um blockbuster de Hollywood com um épico histórico de sensibilidade chinesa. Matt Damon e Willem Dafoe  brilham ao lado de batalhões de guerreiros chineses genéricos num espetáculo grandioso, mas exagerado que funciona como um atestado da grandeza da China. "A Grande Muralha" é tão fantasticamente equivocado e tão maravilhosamente assistível, que o público pode ir ao cinema por causa da ação e ficar até o final por causa da comédia involuntária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário