Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

ILUSÃO PERDIDA (The Big Lift) EUA, 1950 – Direção de George Seaton – elenco: Montgomery Clift, Paul Douglas, Cornell Borchers, Bruni Löbel, O. E. Hasse, Dante V. Morel, John R. Mason, Gail R. Plush, Mack Blevins, William A. Stewart – 120 min.

                   HOMENAGEM - 50 ANOS SEM MONTGOMERY CLIFT  



Este filme notável foi filmado na Alemanha ocupada, no mesmo local descrito na História, incluindo acontecimentos em setores americano, francês, britânico e russo em Berlim. Com exceção de Montgomery Clift, Paul Douglas e Cornell Borchers, a jovem fraulein, todos os atores deste filme são militares americanos servindo na Alemanha e pessoas comuns, que não precisaram mudar de nome.



No Quartel General em Berlim Ocidental a Guerra Fria deu início a uma nova crise. Os russos recolheram a bandeira vermelha retirando-se do Comando dos Quatro Poderes que governa Berlim desde o fim da guerra. Mostrando  querer os Aliados ocidentais fora de Berlim, os comunistas iniciaram um bloqueio da cidade. Trilhos foram retirados e os trens foram parados por “motivos técnicos”. Barcaças com mantimentos e carvão não conseguem chegar. Rodovias estão bloqueadas e desertas. Mas o plano russo de desabastecer a cidade saiu pela culatra.



 ILUSÃO PERDIDA é um dos grandes filmes desconhecidos da década de 1950 e nasceu da vontade do diretor George Seaton (o realizador de AEROPORTO, em 1970) em capturar o ambiente da Alemanha logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Com técnicas cinematográficas herdadas do documentário, o diretor acompanha o personagem de Montgomery Clift, um jovem soldado americano que se apaixona por uma garota alemã durante o período da reconstrução de Berlim. George Seaton, além de dirigir, também escreveu o roteiro desse filme que resultou num dos mais brilhantes registros pictóricos do pós-guerra. Mais uma vez Montgomery Clift brilha e dispensa comentários. Um filme histórico e importante!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário