Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

9º Lugar - A ÁRVORE DOS TAMANCOS (L'Albero Degli Zoccoli) Itália, 1978



OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!

9º Lugar - A ÁRVORE DOS TAMANCOS (L’Albero Degli Zoccoli) – Itália, 1978 – Direção Ermanno Olmi - elenco: Luigi Ornaghi, Francesca Moriggi, Omar Brignoli, Antonio Ferrari, Teresa Brescianini, Giuseppe Brignoli, Carlo Rota – 179 minutos.

Vencedor por unanimidade da Palma de Ouro de Melhor Filme no Festival de Cannes 1978, A ÁRVORE DOS TAMANCOS é a obra-prima do cineasta italiano Ermanno Olmi. O filme mostra a vida e as dificuldades de uma comunidade de camponeses da região de Bérgamo, no norte da Itália, entre o final do Século XIX e o início do Século XX. Uma das famílias decide colocar o filho na escola em vez de utilizá-lo na lavoura. É o início de uma série de problemas, pois a escola fica muito longe e eles mal têm condições de comprar roupas para o menino. É dificil não se emocionar com a história dessa gente humilde e trabalhadora, contada com muito realismo e poesia. Esse belíssimo drama de Ermanno Olmi é uma das mais notáveis realizações da década de 1970. A vida simples dos camponeses que tentam dar valor e significado as suas experiências cotidianas, é mostrada com um realismo ímpar na história do cinema, até porque não há atores profissionais. Foi filmado em 1978, com os verdadeiros camponeses da região do norte da Itália. Do outono a primavera, quando os trabalhos no campo diminuíam, eles retomavam seus temores e esperanças tanto diante de fatos corriqueiros como dos acontecimentos mais importantes: o nascimento de uma criança, um casamento ou uma festa regional. Às vezes, no entanto, a vontade e os caprichos do patrão podiam acabar com os sentimentos mais comuns daqueles trabalhadores. Nesse filme é trabalhado o contexto do cotidiano dos camponeses do final do século XIX e início do XX, retratando as dificuldades que os mesmos sofriam (exploração, medo, sofrimento, injustiças) frente aos senhores de terras aos quais estavam submetidos. E a permanência em plena “modernidade” de elementos do antigo regime como a “servidão”, o poder dos senhores de terra que explorava os que trabalhavam e dependiam da dela para sobreviver. Como no caso que aparece logo no início do filme, onde o patrão ficava com 2/3 de tudo que os trabalhadores produziam, além das cenas que mostram os camponeses entregando sua produção para pesagem frente ao senhor.



A ÁRVORE DOS TAMANCOS é considerado como um dos últimos filmes da Escola Neo-Realista italiana. O filme tem 179 minutos, três horas de inesquecível espetáculo e o espectador nem percebe face ao encantamento da obra. Além da Palma de Ouro, no Festival de Cannes, ganhou também o Prêmio do Júri Ecumênico e da Crítica Internacional no Festival de Cannes; o Prêmio Cesar de Melhor Filme Estrangeiro; o Grande Prêmio da Crítica de São Paulo e mais 3 outros Prêmios da Associação Italiana dos Jornalistas de Cinema: melhor Diretor, Argumento e Câmera. É possível relacionar A ÁRVORE DOS TAMANCOS ao livro de Arno Mayer “A Força da Tradição”, nos aspectos da existência de elementos do mundo feudal em pelo século XIX, a importância e o poder que ainda detinham os grandes proprietários de terras e a manutenção de suas tradições e costumes, a força da igreja nesse período sobre a vida das pessoas. Tanto o filme quanto o livro trabalham com a idéia da continuidade das relações servis, das elites agrarias e do poder eclesiastico em plena “era moderna”. “Alguns dos grandes eventos das vidas dos personagens”, diz o livro Off-Hollywood Movies, com muita propriedade - “são a vaca da viúva ficando doente; um fazendeiro compreendendo que o cocô das galinhas é melhor do que esterco de gado para os seus tomates; e um pai cortando um elmo para fazer tamancos para que o filho possa ir à escola. O que os une é seu trabalho duro, os valores familiares e Deus.”



Há uma cena clássica que merece destaque: O realismo da vida difícil numa Itália pobre e com resquícios feudais contrasta com a caminhada orgulhosa de avô e neto rumo ao mercado, levando na cesta o tesouro vermelho de uma vida de trabalho: tomates precoces. O avô procura produzir tomates fora de época para poder obter um preço melhor. E faz escondido de todo mundo. Instintivamente, baseado apenas em sua observação, ele encontra soluções agronômicas corretas. Os diálogos, explicando o que está fazendo e porque o tomate vai produzir mais cedo são maravilhosos. A Igreja está sempre presente. O catolicismo é forte naquele grupo de camponeses. É isto que segura aquela situação de exploração e dependência. As famílias unidas debulhando milho e cantando canções italianas mostram que a felicidade pode ser encontrada nas situações mais difíceis. A viagem de lua de mel de dois camponeses à Milão mostra de forma brilhante os conflitos que estão ocorrendo nos centros urbanos. Não existe nenhum discurso político no filme. O filme foi apresentado pela crítica como politicamente de esquerda, com uma visão comunista, mas não há nada disso. É um belo filme que mostra com grande realismo e com imagens belíssimas a vida dura dos camponeses e a injustiça que permeia todo o filme. Recomendado, imperdível e obrigatório! É um dos mais belos filmes da história do cinema!! Tocante e cheio de poesia, leva o espectador a uma viagem de extraordinária beleza!!

4 comentários:

  1. Stunning story there. What happened after? Take care!


    Here is my site lorussos

    ResponderExcluir
  2. Its like you learn my mind! You seem to grasp a lot approximately this, such as you wrote the book in it or something.

    I feel that you could do with a few percent to power the message house a
    little bit, however instead of that, that
    is great blog. An excellent read. I will definitely be back.


    Also visit my webpage: anorak

    ResponderExcluir
  3. I will right away take hold of your rss feed as I can't find your e-mail subscription link or e-newsletter service. Do you have any? Please permit me recognize in order that I could subscribe. Thanks.

    Also visit my web-site; felt

    ResponderExcluir
  4. I will immediately seize your rss as I can't to find your e-mail subscription link or e-newsletter service. Do you've any?
    Please let me realize in order that I may just
    subscribe. Thanks.

    Check out my site losion

    ResponderExcluir