Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

12º Lugar - SPARTACUS (Spartacus) EUA, 1960



OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!

12º Lugar - SPARTACUS (Spartacus) Eua, 1960 - Direção Stanley Kubrick – elenco: Kirk Douglas, Tony Curtis, Jean Simmons, Laurence Olivier, John Gavin, Charles Laughton, Peter Ustinov, Woody Strode, Joanna Barnes, Nina Foch, John Ireland, Herbert Lom, Charles McGraw, John Hoyt, Frederick Worlock, John Dall – 184 minutos.

Com toda sua grandiosidade é o mais eletrizante espetáculo que já empolgou o mundo. Com milhares de figurantes é um épico sem paralelo na história do cinema e sem precedentes. Baseado na obra de Dalton Trumbo, que durante muito tempo permaneceu anônimo, por causa das perseguições macarthistas (ele foi vítima do famoso Comitê de Atividades Antiamericanas, que destruiu muitas carreiras em Hollywood). Somente tempos depois, graças às insistências de Kirk Douglas - que é também um dos produtores executivos - é que Trumbo teve seu merecido reconhecimento.



O filme possui uma frase emblemática: "Eu sou Spartacus!", quando todos os prisioneiros querem proteger seu líder e resolvem assumir a sua identidade. Essa sequência é uma das mais belas cenas de toda a história do cinema, traduzindo claramente a grandiloquência desse filme inesquecível. Stanley Kubrick - gênio realizador de obras-primas como LOLITA (l963), DR FANTÁSTICO (1962), 2001-UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO (1968), GLÓRIA FEITA DE SANGUE (1957), O ILUMINADO (1980), NASCIDO PARA MATAR (1987), DE OLHOS BEM FECHADOS (1999), BARRY LYNDON (1975), o polêmico LARANJA MECÂNICA (1971), entre outros - conseguiu realizar um épico bem diferente, provido de consciência política e muito ousado para a época. Há cenas que não puderam ser vistas pelas platéias do mundo inteiro, por onde o filme foi exibido, nos anos 1960, inclusive aquela cena do banho, em que um potentado romano, Marcus Crassus (brilhantemente interpretado pelo notável Laurence Olivier), ao lado do jovem Antoninus (um imberbe Tony Curtis), banha-se na sauna.



Essa cena foi lançada em 1991 em uma versão restaurada do filme, e continha 13 minutos a mais que o original. Nesta nova versão, o ator Anthony Hopkins dublou a voz de Laurence Olivier (morto em 1989) na cena de banho entre seu personagem, Crassus, e Antoninus (Tony Curtis). Essa cena causou um enorme escândalo na época do seu lançamento, devido a sua conotação homossexual. Mas esse é um detalhe da narrativa, que conjura elementos históricos, dramáticos e polêmicos para contar um belo enredo sobre o anseio de liberdade, um tema que não sai de moda. Na edicão especial lançada em DVD poderão ser vistas todas as cenas que foram cortadas. O filme é imortal e possui cenas igualmente imortais, mas nenhuma é mais antológica do que a cena do duelo mortal entre Antoninus e Spartacus. Uma contundente simbologia de valores idealistas que se mantém até hoje atual. O elenco é de primeira, com um Kirk Douglas no auge de sua forma física, no papel título, Jean Simmons (como Varinia, a esposa), Peter Ustinov (é Batiatus, o mercador de escravos da escola de gladiadores), Laurence Olivier (o ferrenho Marcus Crassus), Tony Curtis (em plenitude, é Antoninus, um papel emblemático), Charles Laughton (faleceu logo após as filmagens, está soberbo como o Senado), John Gavin (no auge, é um belo Júlio César) , e ainda Woody Strode, Nina Foch, Joanna Barnes, Herbert Lom, John Ireland etc.



É um dos melhores filmes de toda a história do cinema. Foi apresentado com uma grandiosidade ímpar na história da Sétima Arte até então. O diretor Stanley Kubrick conta a história desse escravo, como um destemido gladiador que levou para Roma a revolta dos escravos e Varínia, a mulher que acreditou em sua causa. É um inspirador conto da eterna luta do homem pela liberdade, combinando história com espetáculo e criando um drama emocionante de amor e compromisso. Foi indicado a 6 Oscars: Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, ganhando nessas quatro categorias - Melhor Ator Coadjuvante (Peter Ustinov), Melhor Fotografia - A Cores, Melhor Direção de Arte - A Cores e Melhor Figurino - A Cores. A Academia de Hollywood cometeu uma das mais graves injustiças não indicando o filme na categoria de Melhor Filme. Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme - Drama. Além de estrelar SPARTACUS, o ator Kirk Douglas foi também produtor executivo do filme. Inicialmente, o filme seria dirigido por Anthony Mann, que inclusive dirigiu a cena inicial do filme. Entretanto, desentendimentos com os produtores fizeram com que ele se afastasse do projeto e Stanley Kubrick assumisse seu lugar. Mais de 8500 extras foram utilizados nas cenas de batalha entre o exército romano e a rebelião liderada por Spartacus. O som da multidão gritando "Spartacus! Spartacus!" foi na verdade gravado durante uma partida de futebol americano no Spartan Stadium, sede do time da Universidade de Michigan. SPARTACUS é um desses filmes extraordinários que são a essência do cinema, que mudaram a sua linguagem estética e cinematográfica e que ficarão para sempre nas páginas de sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário