BLOW UP – DEPOIS DAQUELE BEIJO
(Blow Up) Inglaterra/Itália, 1966 – Direção de Michelangelo Antonioni – elenco:
Vanessa Redgrave, David Hemmings, Sarah Miles, John Castle, Jane Birkin,
Gillian Hills, Peter Bowles e a manequim Veruschka – 111 minutos
O FILME
QUE ROMPEU COM A ESTÉTICA CINEMATOGRÁFICA VIGENTE
BLOW UP – DEPOIS DAQUELE BEIJO é o
primeiro filme em língua inglesa de Michelangelo Antonioni, trazendo ao mundo a
primeira cena de nudez frontal feminina (da cantora-atriz Jane Birkin) em um
filme não-erótico e dirigido ao grande público. O primeiro grande sucesso de
Antonioni foi A AVENTURA (1960), seguido por A NOITE (1961) e O ECLIPSE (1962),
que compreendem uma trilogia sobre o tema da alienação. Seu primeiro filme
colorido DESERTO VERMELHO (1964), também explora temas modernistas da
alienação, e junto com os três filmes anteriores, forma uma tetralogia. A atriz
Monica Vitti apareceu nos quatro filmes, atuando em papéis de mulheres
desconexas que lutam para se ajustar ao isolamento da modernidade. ZABRISKIE
POINT (de 1970), seu primeiro filme rodado nos Estados Unidos da América, teve
menos sucesso, mesmo com a inclusão de uma trilha sonora composta de artistas
populares como Pink Floyd (que escreveu músicas especialmente para o filme),
Gratefull Dead (banda californiana de Rock) e os Rolling Stones.
Em 1995 Antonioni foi
premiado com um Oscar pelo conjunto da sua obra. No entanto, ironicamente o
prêmio foi roubado de sua casa, em dezembro de 1996. Ingmar Bergman uma vez
disse que admirava alguns dos filmes do Antonioni por serem desinteressados e
algumas vezes visionários. E isso parece ter sido um elogio! Brian de Palma
homenageou BLOW UP no thriller UM TIRO NA NOITE, com muita competência. O
título “Blow UP” refere-se ao termo técnico que define grandes ampliações
fotográficas. Pode ser entendido também como “estouro” ou “explosão”. BLOW UP
é, sem dúvida, um dos filmes mais elogiados do diretor e também um dos mais
notáveis. Merece ser visto e revisto
Nenhum comentário:
Postar um comentário