ATRAVÉS
DE UM ESPELHO (Sasom i em Spegel) Suécia, 1961 – Direção Ingmar Bergman –
elenco: Harriet Andersson, Gunnar Björnstrand, Max von Sydow, Lars Passgard –
89 minutos
DRAMA
PSICOLÓGICO INTENSO E FORTE EM QUE BERGMAN DISSECA O PROCESSO DE DEGRADAÇÃO DE
UMA FAMÍLIA
Vencedor do
Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, esta obra-prima do aclamado cineasta sueco, é
uma de suas obras imortais e o início da “Trilogia do Silêncio”, formada ainda
por “Luz de Inverno” (1962) e “O Silêncio” (1963). Quatro personagens estão em uma ilha. Karin
(Harriet Andersson, em magnífica interpretação), seu esposo Martin (Max von Sydow),
seu pai David (Gunnar Björnstrand) e seu irmão Minus (Lars Passgård, em seu
primeiro filme). Eles comemoram o retorno da jovem após ser liberada de um
tratamento no hospital — ela sofre de uma desordem mental normalmente
identificada como esquizofrenia, mas existem outros comportamentos
psicológicos desordenados que podemos ler a partir dela — e também o fato de
David retornar da Suíça, após isolar-se para escrever seu novo livro. Ele é um
homem egoísta, que praticamente abandona os filhos. Está escondendo deles sua
mediocridade como escritor, pai e ser humano. Não compartilha da vida deles,
renega-lhes atenção, isola-se, sendo que muitas vezes se assusta com o próprio
egoísmo e os efeitos perversos que suas atitudes causam.
“Através de um Espelho” é um trabalho nunca
menos que brilhante, criando uma aura especial para os ambientes que se passavam
no entardecer e à noite – Bergman não tinha à mão os artifícios que existem
hoje para externas no período noturno. Uma questão muito interessante para ser analisada e mencionada é o título do filme,
que em sueco (ou seja, na língua original na qual o filme foi rodado) refere-se a
uma passagem bíblica. Este aspecto é curioso porque uma das marcas mais
notáveis na grandiosa carreira de Ingmar Bergman, é justamente a religiosidade. O cineasta usou esta temática de
maneira muito profunda e simbólica em mais de uma obra. Saber disso, por certo
pode ajudar a compreender melhor e analisar mais atentamente sua carreira, além
de possibilitar leituras mais completas de suas produções.
“Através De
Um Espelho” foi rodado na
Ilha de Farö, localizada na costa da Suécia. Este mesmo cenário foi usado
pelo cineasta para outras filmagens e tornou-se um dos marcos da filmografia do
diretor. Nesta obra, o ambiente é de grande importância, pois a natureza da
ilha e a maneira crua e honesta através da qual Bergman manuseia a câmera,
integram-se e resultam num potente senso de realismo que irá permear e
configurar a atmosfera do filme, do começo ao fim. Este realismo, por sua vez,
pode perturbar os espectadores pela maneira como é genialmente arquitetado pela
sabedoria e talento de Bergman. É impossível não ser afetado pelo excelente
roteiro. A parte técnica também colabora para que o filme atinja em cheio o
espectador. A fotografia se destaca pelas imagens poéticas e pela iluminação.
Para completar, a trilha sonora de Bach soa melancólica e hipnótica, aumentando
ainda mais o tom dramático do que se vê. Isso tudo permite que o diretor
discuta temas mais grandiosos, como um preocupante vazio existencial do ser
humano e a presença ou não de um poder maior ao redor do espectador. Poderoso,
pujante, obrigatório e belo!! Uma verdadeira obra-prima!!
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