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sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

6º Lugar - CRUZADA (Kingdom of Heaven) EUA, Inglaterra, Espanha, 2005



OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!

6º Lugar - CRUZADA (Kingdom of Heaven) EUA/Inglaterra/Espanha, 2005 – Direção Ridley Scott – Elenco: Orlando Bloom, Liam Neeson, Eva Green, Edward Norton, Jeremy Irons, Michael Sheen, Nathalie Cox, Marton Csokas, Brendan Gleeson, Alexander Siddig, Jon Finch, Ghassan Massoud, David Thewlis, Michael Fitzgerald, Khaled El Nabaoui, Ian Glen, Eriq Ebouaney, Jouko Ahola, Philip Glenister, Bronson Webb, Martin Hancock – 145 minutos.

De uns anos para cá, os épicos voltaram com força total em Hollywood. Contando com a avançada tecnologia em efeitos especiais, diretores e produtores conseguem, hoje em dia, recriar o passado com perfeição. E é exatamente o que Ridley Scott, um dos cineastas mais festejados de todos os tempos, conseguiu ao assinar CRUZADA, produção grandiosa que mostra um dos períodos mais ricos da História – e curiosamente esquecido pelo cinema. A produção gira em torno de um ferreiro que vive no Oriente Médio e descobre que seu pai é um cavaleiro. Com a morte dele, o jovem herda seu título, o que causa inúmeras reviravoltas em sua vida: além de viver um romance proibido, torna-se inimigo de alguns dos nobres que participam da campanha cristã no Oriente Médio – que se recusam a reconhecer a nobreza do jovem ferreiro -, e assume a responsabilidade pela defesa de Jerusalém, sob domínio cristão e à beira de um violento ataque. Como é costume no gênero, as cenas de batalha são primorosas, mas Scott, experiente, sabe que a grande força de um filme está em sua história. Exatamente por isso o roteiro é conduzido com perfeição, abrindo espaço para o diretor trabalhar cada personagem – com intérpretes de peso, como Orlando Bloom, Liam Neeson, Edward Norton e Jeremy Irons. O filme tem algumas curiosidades: Mais de 1.500 soldados do exército marroquino foram contratados como extras para as cenas de batalha; 14.000 peças de roupa, três torres de cerco e quatro catapultas foram criadas para o filme; Edward Norton (que interpreta o Rei Baldwin, coberto por uma máscara de metal lavrado e com uma atuação notável), mesmo sem mostrar o rosto, é um dos personagens mais importantes da trama. Esta nova superprodução de Ridley Scott conta como aconteceram algumas das lutas antológicas entre cristãos e muçulmanos. Orlando Bloom é muito esperto. Ao cercar-se de talento de primeira, ele teve coragem de assumir suas limitações e aprender. As lições são colocadas em prática quando ele assume o elenco desta grandiosa, envolvente e heróica produção e mostra que já é um ator de primeira, e está mais do que pronto para deixar os papéis juvenis de lado e assumir sua maturidade. Como Balian, protetor de Jerusalém durante o cerco à cidade no século XII, ele mantém-se como foco das atenções mesmo ao lado de grandes nomes do cinema como Jeremy Irons e Edward Norton. Mas CRUZADA é mais do que isso, é um épico com coragem de assumir seus momentos mais contemplativos, foi o primeiro grande filme do ano 2005, ou seja, o mais importante lançamento. Em CRUZADA, Ridley Scott retoma os temas de GLADIADOR (2000), mas distancia-se do rótulo de “filme de guerra”. “É um filme sobre tolerância”, declara o diretor. Os épicos estão em moda, novamente, após ficarem anos acumulando poeira nas estantes dos estúdios. Hollywood passou a olhar melhor para esse gênero a partir de 2000, com o sucesso estrondoso e o Oscar de GLADIADOR. Wolfgang Petersen realizou o magnífico TRÓIA (2004) e Oliver Stone escancarou o mito de ALEXANDRE (2005). Isso sem falar na poderosa Trilogia O SENHOR DOS ANÉIS (2001, 2002, 2003). Mas foi preciso um cavaleiro de verdade – e, não por coincidência, o homem que devolveu o estilo “areia e sandálias” aos cinemas com GLADIADOR – para retratar o tempo das cruzadas com o equilíbrio certo entre as seqüências grandiosas e um estudo no homem da época. CRUZADA é polêmico, romântico, edificante e, talvez seu maior triunfo, Orlando Bloom mostrando que está pronto para se tornar um protagonista de mão-cheia, caminhando rumo a um megaestrelato mais do que merecido. Sem paralelo no cinema atual, é o filme mais belo do ano. Grandioso, magnífico e exuberante, com cenas de um impacto delirante, é o novo e maior espetáculo que está eletrizando o mundo.



Esse filme poderoso mostra que é possível fazer um épico sem sacrificar a inteligência e a história. CRUZADA é prova de que a criação visual, para o diretor, não só antecede todo o resto, como é a razão primordial para que o filme exista. No momento em que começa a rodar, Ridley Scott está apenas dando forma ao que já estava vivo e completo em sua imaginação. Quando um diretor tem uma formação assim sólida – no caso de Scott, sete anos na Real Academia de Arte – e uma visão tão coesa, é difícil que ele cometa erros flagrantes. Lembrando de 1492 – A CONQUISTA DO PARAÍSO (1992) e de FALCÃO NEGRO EM PERIGO (2002), percebe-se uma grande vitalidade. Mas em CRUZADA tudo supera. Os acertos são fantásticos. O visual da fotografia é esplêndido e de insuperável beleza. A escolha do tema foi muito acertada: o momento das Cruzadas, em 1187, em que uma “détente” real poderia ter prevalecido – e a partir de uma crise. Na década de 1180, o Reino Latino de Jerusalém atravessava uma fase delicada. O rei Balduíno IV estava sendo devorado pela lepra e desafiado por um baronato cada vez mais manhoso. Os muçulmanos, pressentindo essa fraqueza, mantinham a pressão no máximo. Qualquer passo em falso seria catastrófico para os cristãos. E não tardou para que ele fosse dado, pelo cavaleiro Reynald de Châtillon (Brendan Gleeson), que atacou uma caravana na qual viajava a irmã do sultão Saladino. Na confusão que se seguiu, Saladino convocou uma “jihad”, exterminou os exércitos inimigos numa batalha estupidamente provocada pelo sucessor de Balduíno e cercou Jerusalém. No interior das muralhas havia cerca de 60.000 pessoas e praticamente nenhum cavaleiro além de Balian de Ibelin (Orlando Bloom, soberbo e inesquecível). Balian sagrou algumas dezenas de cavaleiros às pressas e comandou uma resistência engenhosa, cujo propósito era tão-somente conduzir Saladino à mesa de negociações e entregar Jerusalém em troca da vida dos sitiados. O curioso dessa sinopse é que ela corresponde, tal e qual, à história – caso inédito na Hollywood de orçamentos milionários. A maior escapadela do roteiro de William Monahan é a romantização das origens de Balian, até porque pouco se sabe sobre ele. E seu maior achado é ressaltar a admiração, de estadista para estadista, que equilibrou o jogo entre Balduíno e Saladino. “O que o filme pode fazer é mostrar que a diplomacia ainda é a solução mais benéfica para os conflitos do Oriente Médio, diz o ator e dramaturgo sírio Ghassan Massoud, que se revela uma presença magnética no papel de Saladino. Massoud é apenas um entre o grande contingente de atores e figurantes recrutados no mundo árabe para CRUZADA. Uma das exigências do diretor foi que os personagens muçulmanos fossem, sem exceção, entregues à atores da mesma fé. Massoud, em especial, foi de enorme valia para o diretor. “Ao ensaiarmos cada cena, ele nos instruía em questões relativas a atitude, motivação ou protocolo. Sua participação foi muito além da atuação. Foi indispensável”, disse o diretor. CRUZADA deveria ter recebido várias indicações ao Oscar (esperava-se justiça), não só pela sua notável realização e riqueza de detalhes, mas pela concepção verdadeira e fiel aos fatos recontados pelo diretor. Imperdível e obrigatório!



Rodado na Espanha e no Marrocos com o orçamento de US$ 135 milhões, o filme é de longe uma das empreitadas cinematográficas mais ousadas dos últimos tempos. Numa época em que a paz mundial depende do frágil equilíbrio do Oriente Médio, é preciso muita coragem para produzir um filme que trata, precisamente, do conflito entre o cristianismo e o Islã. O roteiro faz um retrato equilibrado de cristãos e muçulmanos e mostra que havia heroísmo e crueldade em ambas as trincheiras. “CRUZADA será uma fascinante aula de história”, é o que disseram os produtores do filme. E ao assistí-lo temos que concordar, mesmo indo de encontro a professores e intelectuais de plantão, que ficam questionando a obra e procurando encontrar defeitos. Orlando Bloom está fabuloso como Balian de Ibelin. No filme, ele começa a vida como um humilde ferreiro na Europa. Após a morte da esposa e do filho, viaja para a Terra Santa e se torna o último defensor de Jerusalém. O verdadeiro Balian, porém, era da aristocracia francesa da Palestina. Balian ajudou no tratado de paz entre Saladino e Ricardo, Coração de Leão, ao fim da Terceira Cruzada. Balian morreu em 1193. CRUZADA é, indiscutivelmente, o melhor filme do ano e o mais belo dos últimos dez anos. Com cenas poderosas e de inigualável beleza, pode ser considerado o apogeu do cinema. Grandioso, fabuloso, espetacular, magnífico, envolvente, faltam adjetivos para engrandecer esta monumental e gigantesca obra-prima.


Um comentário:

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