Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

domingo, 19 de novembro de 2017

HORIZONTE PERDIDO (Lost Horizont) EUA, 1973 – Direção Charles Jarrott – elenco: Peter Finch, Liv Ullmann, Michael York, Olivia Hussey, Sally Kellerman, George Kennedy, John Gielgud, Charles Boyer, Bobby Van, James Shigeta, Kent Smith, John Van Dreelen, Larry Duran, Paul Delucca, Michael Bernal – 150 minutos 

VOCÊ JÁ SONHOU ALGUMA VEZ COM UM LUGAR LONGE, BEM LONGE DA FÚRIA DEVASTADORA DE UM MUNDO EM TUMULTO?? 


Esse é um remake do clássico de Frank Capra, realizado em 1937. Para muitos a versão antiga é melhor, mas para outros tantos especialistas em cinema preferem essa versão do Charles Jarrot, considerada superior.  Na época do seu lançamento, em 1973, em vários países, tanto a crítica quanto o público não apreciaram muito. Mas no Brasil foi um sucesso enorme, causando uma certa surpresa aos seus realizadores. O filme é recheado de canções inesquecíveis, todas do genial Burt Bacharach. Há que se dizer que houve um pequeno exagero em colocar tantos números musicais. O elenco do filme conta com um time de estrelas de primeira grandeza: Peter Finch, Liv Ullmann, Michael York, Olivia Hussey, George Kennedy, Sally Kellerman, Charles Boyer, Bobby Van, James Shigeta e John Gielgud. Coreografias de grande beleza e simplicidade contribuem para o charme do filme.

Durante um conflito no sul da Ásia - não fica claro qual é o conflito e nem qual é o lugar. Um grupo de fugitivos, desconhecidos entre si, tem seu avião sequestrado. Enquanto voam sem saber qual será o destino, uma tempestade derruba o avião que cai em algum lugar do Himalaia. Os sobreviventes são resgatados por pessoas que habitam um lugar chamado Shangri-la, onde existe a eterna juventude e a felicidade plena. Ainda no avião o espectador é apresentado aos personagens dessa utópica história. Richard Conway (Peter Finch), é um graduado funcionário da ONU e seu irmão, o egoísta George Conway (atuação inesquecível de Michael York). Olivia Hussey (a eterna Julieta de Zeffirelli) esbanja beleza e sofisticação. Também a solitária Sally (Sally Kellerman), uma repórter do Newsweek infeliz que vive se entupindo de remédios para perder a sobriedade. Sam Cornelius (George Kennedy), na verdade um empresário/engenheiro ganancioso e Harry Lovett (Bobby Van) uma espécie de humorista que não tem mais a atenção do público. Charles Boyer, já em fim de carreira, faz o Grand Lama, em uma performance tocante. E o grande ator inglês John Gielgud completa o painel de grandes interpretações. 

O filme é mais que um manifesto pacifista e cumpre seu papel de questionar qual é a civilização que estamos criando e o que nos motiva. HORIZONTE PERDIDO (1973) é um filme reflexivo, que questiona grandes valores e faz o espectador olhar para o mundo com um olhar crítico, mas ao mesmo tempo compassivo. Baseado no clássico romance de James Hilton é um filme para sempre!! Belo e inesquecível!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário