Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sábado, 11 de fevereiro de 2017

MOANA: UM MAR DE AVENTURAS (Moana) EUA, 2016 – Direção Ron Clements e John Musker – Animação – com as vozes de Auli’i Cravalho, Dwayne Johnson, Rachel House, Temuera Morrison, Jemaine Clement, Nicole Scherzinger, Louise Bush, Alan Tudyk – 107 minutos 

COM BELÍSSIMA ESTÉTICA E HISTÓRIA, É UMA DAS MELHORES ANIMAÇÕES DO ANO!! 

                                   
                               ENCANTADOR E INCRIVELMENTE DIVERTIDO
COM PERSONAGENS BEM CONSTRUÍDOS E UMA MENSAGEM TRANSFORMADORA

"Moana" traz uma jornada do herói engraçada, emocionante e muito bem realizada, trazendo o toque da Disney à cultura do sul do Pacífico. Ele é tão inovador quanto "Zootopia", e prova que a fórmula da Disney é flexível e ainda funciona. Há muito a Disney não tinha feito um tributo tão inovador ao espírito humano e com uma personagem que explode empoderamento feminino. Tecnicamente é o desenho mais perfeito já produzido nos cinemas em animação 3D. O momento atual da Walt Disney Pictures é bem interessante. Nos últimos anos ele tem assumido certas ousadias em algumas de suas principais produções, no sentido de combater preconceitos e retratar minorias. Assim foi com FROZEN (2013), ao priorizar o amor fraternal em detrimento de qualquer relacionamento amoroso; com ZOOTOPIA (2016), ao moldar a história central no tema do preconceito e ainda trazer um personagem em animação escancaradamente gay (ainda que não tenha se assumido, verbalmente). Aqui com MOANA, a Disney dá mais um passo neste sentido e de várias formas. Dois pontos fortes na produção são a riqueza visual dos cenários naturais e marinhos e também as músicas.


MOANA se destaca também pela forma como retrata sua história. A cultura polinésia é saudada a todo instante, com diversas citações às suas crenças e modo de vida, de forma a ambientar tal universo para o espectador. Entretanto, o mais importante é a forma como sua personagem principal é retratada: corajosa, decidida, senhora de seu destino. Ela é uma heroína como poucas vezes o cinema ofereceu, no sentido de promover a afirmação do girl power sem que, para tanto, seja necessária a depreciação dos que estão à sua volta. Neste sentido, a Disney não apenas demonstra estar antenada com as carências da sociedade atual como, ainda por cima, entrega ao público feminino de todas as idades um ícone desprovido de preconceitos, no qual possa se espelhar. O universo visual de “Moana” é um dos mais belos já criados pela Disney. As técnicas de animação são surpreendentes, desde os cabelos da protagonista, passando pelas ilhas paradisíacas do Pacífico, tudo é perfeito e chega a parecer real. Esteticamente, o filme é impecável. De todo modo, é curioso notar como até mesmo em seu clímax "Moana" aponta para as mudanças na sensibilidade da Disney, já que, depois de décadas punindo seus vilões com a morte, o estúdio agora parece defender a importância da redenção, do entendimento mútuo e do perdão. Não se trata apenas da jornada de uma corajosa heroína para defender sua terra e sua família. A mensagem é mais ousada, mais ambiciosa e alinhada às demandas atuais da sociedade. É um grande filme!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário