Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

domingo, 16 de junho de 2013

ANTES DA MEIA-NOITE (Before Midnight) EUA, 2013


ANTES DA MEIA-NOITE (Before Midnight) EUA, 2013 – Direção Richard Linklater – elenco: Ethan Hawke, Julie Delpy, Seamus Davey-Fitzpatrick – 108 minutos.

Como no anterior ANTES DO PÔR DO SOL, Richard Linklater volta à carga com um filme que extrai sua força e poder de atração de diálogos prolíficos que se estendem por longas tomadas. ANTES DA MEIA-NOITE é o terceiro longa da trilogia iniciada em 1995 com ANTES DO AMANHECER, onde fomos apresentados pela primeira vez ao casal formado pelo americano Jesse (Ethan Hawke) e a francesa Cèline (Julie Delpy), que se conheceram num trem na Europa.

Nenhum dos filmes flerta com a realidade como este terceiro. O romantismo parece arrefecido pela rotina do casal. Sim, eles continuam a travar diálogos extensos e cheios de entrosamento e sinceridade, mas havia nos filmes anteriores um quê de ingenuidade. Em ANTES DA MEIA-NOITE há uma evolução no tom dessas conversas, que mesmo de comunicação afiada, ou talvez por causa disso, não se abstêm de críticas mútuas e acusações pontuais. A relação de Jesse e Cèline evoluiu e, talvez, "evoluir" numa relação seja encaminhá-la para um inevitável desgaste e, consequentemente, para seu fim. Uma coisa é certa, a história de ambos ao longo desses anos não foi um conto de fadas como o livro que Jesse escreveu sobre os dois fez imaginar seus leitores.

Uma sequência em especial neste filme é capaz de entristecer quem acompanhou a história desse casal nas telas. Mesmo quem não viu os filmes anteriores é capaz de sentir a tensão dramática do momento pela excelente encenação. O casal vai para um quarto de hotel passar a noite juntos enquanto amigos cuidam de suas filhas. Momento raro na vida cotidiana de Jesse e Cèline que se transforma em verdadeiro inferno movido a acusações. Momento tenso que só quem não vivenciou foi quem não amou de verdade. UM FILME BELO, PARA QUEM NUNCA DESISTE DE AMAR, mas sabe que na vida real os romances não são como nas telas de cinema!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário