Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sábado, 28 de janeiro de 2012

PRECISAMOS FALAR SOBRE O KEVIN (We Need To Talk About Kevin) Reino Unido / EUA, 2011



INDISCUTIVELMENTE, O MELHOR FILME EM CARTAZ NOS CINEMAS!!

PRECISAMOS FALAR SOBRE O KEVIN (We Need To Talk About Kevin) Reino Unido / EUA, 2011 – Direção Lynne Ramsay – elenco: Tilda Swinton, Ezra Miller, John C. Reilly, Siobhan Fallon, Rock Duer, Ursula Parker, Jasper Newell – 112 minutos.

Eva, uma mulher de 40 e poucos anos que reexamina a sua trajetória em busca dos motivos que podem ter transformado seu filho, Kevin, num assassino, em longas e detalhadas cartas ao pai do menino, analisa o próprio casamento, o impacto da maternidade sobre sua antiga vida e momentos significativos da infância de Kevin. Seu relato é escandalosamente sincero, pontuado por confissões como a de um dia ter parado no meio da rua, diante das britadeiras de uma construção, e fechado os olhos de prazer ao notar que as máquinas encobriam o som do choro incessante de seu bebê, recém-nascido. Não por acaso, o episódio foi escolhido pela diretora Lynne Ramsay para apresentar os personagens em sua adaptação do livro para o cinema. A cena sintetiza a essência de Eva (Tilda Swinton, excepcional) - uma mãe dividida entre o desejo de liberdade e a exigência auto-imposta de ser uma mãe feliz e perfeita - e deixa clara a preferência de Ramsay pelos trechos mais pungentes do livro.



Ezra Muller (que encarna o Kevin adolescente) brilha extraordinariamente com uma atuação contida, como pede o tom do texto original e dá um show de interpretação. John C. Reilly prova ser a escolha perfeita para viver o permissivo pai de Kevin. Tilda Swinton merecia ganhar muitos prêmios pelo papel, inclusive ser indicada ao Oscar 2012, na categoria de Melhor Atriz do Ano. Ela consegue expressar a dificuldade que Eva tem de estabelecer um vínculo com o próprio filho e, ao mesmo tempo, fazer com que o espectador não a considere um monstro desalmado. Seus esforços são cativantes. O Oscar, mais uma vez provou a sua ineficiência para fazer justiça, e que nem sempre um filme indicado ou premiado tenha qualidade, o que vem ocorrendo de forma muito forte nos últimos anos. O filme merecia ser indicado não só na categoria de Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, entre outras indicações, mas principalmente de Melhor Filme do Ano. Está claro que o filme fala de uma questão com a qual os norte-americanos ainda não sabem lidar. Mas já está na hora de aprender.



“PRECISAMOS FALAR SOBRE O KEVIN” É UM DOS MAIS BELOS ESTUDOS SOBRE O SER HUMANO E UM DOS MAIS BELOS FILMES DO CINEMA. A diretora cria imagens - conjugadas a uma trilha sonora, onde temos a música de Jonny Greenwood, guitarrista do Radiohead - que transitam entre o lúdico e o grotesco. A primeira cena é o melhor exemplo disso. Na abertura do filme, Eva está coberta de um material vermelho e viscoso. Poderia muito bem ser o sangue de inocentes - mas é simplesmente uma Tomatina, a festa na Espanha onde as pessoas se divertem jogando tomates umas nas outras (a personagem de Tilda é autora de guias de viagem). O filme torna-se intrigante por não opinar sobre quem é o mocinho e o vilão, por mais que o menino-título faça questão de, ao final, impor-se como o bandido. Apesar disso, nada inocenta a mãe, pelo contrário, a origem de seu próprio nome sugestiona alguma culpa. Talvez Kevin seja vítima da própria insanidade dela, não tão aflorada com a dele, ou resultado de uma rejeição, o que não a torna vilã da história. Enfim, o único crime é o cometido ao final, mas, sem julgamentos, o filme expõe a estrutura familiar e a relação patológica que levou àquela atitude de Kevin. Este não é um filme fácil de se ver. E até pode gerar um sentimento de culpa. As interpretações, a direção, a história são tão boas que, eventualmente, alguém pode se sentir mal por conta do prazer cinematográfico que tudo isso gera, em contrapartida ao tema espinhoso. Por outro lado, a discussão e implicações que levanta fazem pensar que ainda vamos falar sobre o "Kevin" por muito tempo. Ou, pelo menos, deveríamos. ABSOLUTAMENTE DEVASTADOR E OBRIGATÓRIO!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário