Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

DESCONHECIDO (Unknown) 2011



DESCONHECIDO (Unknown) Reino Unido, Alemanha, França, Canadá, Japão e EUA, 2011 – Direção Jaume Collet-Serra – Elenco: Liam Neeson, Diane Kruger, January Jones, Aidan Quinn, Bruno Ganz, Frank Langella, Sebastian Koch – 113 minutos.

Em trânsito em Berlim para uma conferência, o botânico norte-americano Martin Harris (Liam Neeson) sofre um acidente de carro. Acorda num hospital dias depois, sem qualquer identificação. "Desconhecido" gira em torno de uma questão, que apresenta dois Martin Harris. O tal Harris, de Neeson, fará de tudo para provar que o outro Harris é uma fraude. Mas, se ele é um sujeito tão comum - apenas um botânico bem conceituado -, por que alguém se passaria por ele? E mais: por que sua mulher participaria da farsa?

O autor do livro é francês. O diretor, espanhol. O ator pricipal nasceu na Irlanda, e toda a ação se passa na Alemanha. Mesmo assim, nestes tempos globalizados, DESCONHECIDO é um filme de suspense bem norte-americano. O bom e velho tema do homem solitário e indefeso lutando contra tudo e contra todos em busca da própria identidade, tendo uma bela capital europeia e uma intriga de espionagem internacional como panos de fundo, geralmente rendem bons filmes. DESCONHECIDO não faz feio, mostrando que tem tudo para agradar tanto aos fãs de uma boa trama, como a quem prefere somente a correria. Méritos não faltam no filme.

E entre estes méritos destaca-se a marcante presença do grande ator alemão Bruno Ganz, no impagável papel de um ex-agente da antiga Alemanha Oriental. É antológica sua fala que classifica os alemães como um povo que “adora esquecer”, que já esqueceu que foi nazista e agora tenta esquecer que foi comunista. Ou sobre um antigo cigarro que, de tão ruim, “matou mais comunistas que Stalin”. Seu embate final com outro veterano de Guerra Fria – vivido por Frank Langella – é um dos pontos altos do filme.

Diane Krüger como uma imigrante ilegal e Aidan Quinn também contribuem para a qualidade desta boa coprodução entre EUA, Reino Unido, França e Alemanha. O diretor, hábil na construção do suspense e inventivo na "mise-en-scene" explosiva, nos faz passar duas horas sem desgrudar os olhos da tela. Vale a pena ser visto!!


3 comentários:

  1. When I initially commented I clicked the "Notify me when new comments are added" checkbox and now
    each time a comment is added I get three emails with the same comment.
    Is there any way you can remove me from that service? Thanks
    a lot!

    Feel free to visit my weblog lonlinenet

    ResponderExcluir
  2. I know this web page gives quality dependent articles or reviews and additional data, is there any other website which presents such data in quality?


    Also visit my web-site ... upstyles

    ResponderExcluir
  3. Thankfulness to my father who told me on the topic of
    this webpage, this weblog is truly remarkable.

    Here is my web blog - loebell

    ResponderExcluir