Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

terça-feira, 2 de agosto de 2011

(500) DIAS COM ELA (500 Days of Summer) 2009



(500) DIAS COM ELA (500 Days of Summer) EUA, 2009 – Direção de Marc Webb – Elenco: Zooey Deschanel, Joseph Gordon-Levitt e Minka Kelly

Este simples e encantador filme é como a vida. Absolutamente belo! Parece exagero, mas não é. É uma verdadeira e belíssima versão contemporânea do clássico NOIVO NEURÓTICO, NOIVA NERVOSA (Annie Hall), de Woody Allen. Os parâmetros são os mesmos. Os filmes têm semelhanças grandes, mas ainda assim esbanjam originalidade e personalidade. E ambos têm uma característica brilhante, que é observar a relação através da ótica masculina.

O grande trunfo dessa pequena grande obra-prima é a sensibilidade. Não cabe observar algo tão humano e visceral de uma maneira técnica. O cinema, definitivamente, não se resume a isso. E o filme tenta nos mostrar isso a todo o tempo. Destaque para a fotografia alegre e bonita; o roteiro muito original, a edição inteligente, além das atuações notáveis dos atores.

A história do filme mostra a vida de Tom Hansen (Joseph Gordon-Levitt), um cara normal com vida medíocre e trabalhador de uma empresa de cartões comemorativos. Apesar de ter certa estabilidade, Tom sentia-se incompleto. Até que sua vida ganha euforia atípica a partir do momento que Summer Finn (Zooey Deschanel) se torna sua colega de trabalho, e posteriormente seu objeto de desejo. Eles acabam se apaixonando, contudo o desgaste das situações adversas acaba os separando. Ele acredita em amor. Ela não. E essa situação faz Tom passear sob diversos aspectos de sua vida.Destaque para a dupla de atores principais, Joseph Gordon-Levitt e Zooey Deschanel, que estão extremamente à vontade em seus respectivos papéis e a química flui de maneira deliciosa.

O diretor vem da indústria dos clipes musicais e isso é notado em alguns momentos. Em uma cena musical em particular, vemos o completo estado de graça da equipe. A sequência contagiante demonstra além de talento, uma interação com o espectador, que provém de boa mão conduzindo toda a obra. Outrora consegue apresentar também uma referência ao velho e bom cinema, onde o personagem Tom projeta-se em filmes de Ingmar Bergman, revivendo cenas de O SÉTIMO SELO e PERSONA. E o êxito ao transmitir os vários sentimentos da história caracteriza essa competência. Competência que mesmo mostrando situações dramáticas, consegue impor uma leveza sutil que traz personalidade ao filme.

Habitual em produções desse estilo, como em JUNO e ENCONTROS E DESENCONTROS, e configurando-se como miscigenada e apaixonante, a trilha sonora percorre clássicos de The Smiths, passando por Regina Spektor, She and Him, Simon and Garfunkel, The Black Lips e Carla Bruni, e define sonoramente aquilo que se vê em tela. Completamente indispensável pelo equilíbrio e bom funcionamento que o filme tem.

(500 DIAS) COM ELA é um dos bons exemplares de filmes que garantem a sustentação e perpetuação do bom cinema. É uma verdadeira lição e representação da vida. É a nova definição do que se constituem relacionamentos hoje em dia; relacionamentos maduros de pessoas não-superficiais. É DEFINITIVAMENTE A GRANDE SURPRESA DO ANO!! UM DOS MELHORES FILMES DO ANO!!


Um comentário:

  1. Great post. I used to be checking constantly this blog and I am
    inspired! Very useful information specially
    the last part :) I deal with such information a
    lot. I used to be looking for this particular information for a long time.
    Thanks and good luck.

    Feel free to surf to my blog post: mentor

    ResponderExcluir