Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

domingo, 14 de outubro de 2018

NASCE UMA ESTRELA (A Star Is Born) EUA, 2018 – Direção Bradley Cooper – elenco: Lady Gaga, Bradley Cooper, Sam Elliott, Andrew Dice Clay, Rafi Gavron, Anthony Ramos, Dave Chappelle, Alec Baldwin, Marlon Williams – 136 minutos

Uma estrela em ascensão cruza o caminho de outra, já na decadência. Ainda assim, ninguém, especialmente Hollywood, se cansa de ouvir novamente.


“Nasce Uma Estrela” é uma história inesquecível e muito poderosa e essa é a quarta adaptação que o cinema realiza. A primeira versão foi produzida em 1937, com direção de William A. Wellman e Jack Conway e a performance de Janet Gaynor; em 1954, com a direção de George Cukor e atuação de Judy Garland surge a segunda; e em 1976, direção de Frank Pierson e o brilho da diva Barbra Streisand o mundo assiste à terceira versão. Agora, pequenos ajustes foram feitos para colocar a história no contexto atual, mas o arco dramático central permanece o mesmo. Para quem ainda não conhece, o filme narra o encontro do astro da música Jackson Maine (Bradley Cooper), com uma talentosa promessa ao estrelato Ally (Lady Gaga, brilhante). Enquanto um inicia seu declínio na carreira em função do abuso do álcool e das drogas, a outra chega ao auge da fama, mas se vê “vitima” da indústria que quer moldar sua imagem para obter ainda mais sucesso.

Bradley Cooper faz sua estreia como diretor e como roteirista. Seu primeiro acerto é ter escolhido uma obra que é mais uma vez adaptada. De suas três funções no filme, o ator e agora cineasta consegue, ao lado de Eric Roth e Will Fetters, trazer a história para o presente, atualizando de uma forma brilhante tanto o romance retratado na tela como os significados possíveis do que é ser, de fato, uma estrela nos dias atuais. Mesmo assim, essa não é sua função de maior destaque no filme. A direção de Bradley Cooper surpreenderá aquele que não souber que este é seu primeiro trabalho como diretor.


Essa nova versão tem maiores semelhanças com a de 1977. Nas duas primeiras, o casal principal era formado por dois atores. Na atual, assim como na de Barbra Streisand, tratam-se de cantores. Lady Gaga vive Ally, uma jovem que sonha em ser cantora, mas que trabalha em um restaurante para pagar as contas. De temperamento forte, volta e meia, ela se apresenta em um clube noturno, sendo sempre incentivada pelo pai e pelo melhor amigo. Determinado dia, o clube recebe a visita do astro da música Jackson Maine (Cooper). Ele logo presta atenção na jovem e decide ajudá-la em sua carreira. Ao mesmo tempo, se apaixonam. Sobretudo quando a carreira de Ally vai crescendo, Jack vai perdendo a luta contra o alcoolismo e o vício em drogas. Apaixonados, eles tentam se apoiar, mas isso acaba se tornando algo mais complicado do que o previsto. Um dos grandes filmes do ano!! Merece ser conferido!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário