Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

terça-feira, 28 de agosto de 2012

VIAGEM A DARJEELING (The Darjeeling Limited) EUA, 2007



VIAGEM A DARJEELING (The Darjeeling Limited) EUA, 2007 – Direção de Wes Anderson – Owen Wilson, Adrien Brody, Jason Schwartzman, Anjelica Huston, Bill Murray, Barbet Schroeder, Natalie Portman, Irfan Khan – 91 min.

Em seu novo filme, o diretor norte-americano Wes Anderson aborda um tema que lhe é caro: a figura paterna. Nesse quinto longa de sua carreira, os protagonistas são três irmãos que não se falam desde a morte do pai, há um ano, e vão para a Índia à procura da mãe. Em seus trabalhos mais conhecidos, como "Os Excêntricos Tenenbaums" (2001), um pai que está com os dias contados tenta acertar as contas com os filhos. Em "A Vida Marinha com Steve Zissou" (2004), um rapaz encontra seu pai que nunca conheceu e tenta ficar amigo dele. Francis (Owen Wilson, de "Penetras Bons de Bico") é o mais bem-sucedido financeiramente entre os irmãos, e o mais controlador também. A mulher de Peter (Adrien Brody, do elogiado e belo "O Pianista") está grávida e ele crê que não saberá lidar com a paternidade. Já Jack (Jason Schwartzman, de "Maria Antonieta") brigou com a namorada mas não pára de gravar recados na caixa de recados do celular dela. O trio viaja num trem rumo a Darjeeling, na Índia, numa jornada que se torna mais inusitada a cada momento.



Além dos choques com situações e personagens do país, emergem as diferenças do passado e presente entre os irmãos - o que, no universo de Anderson, é um passo para a reconciliação. Um incidente numa vila hindu envolvendo a salvação de alguns meninos num rio cria espaço para uma nova compreensão fraterna. Mas ainda falta uma coisa: encontrar a mãe - interpretada por Anjelica Huston (de A HONRA DO PODEROSO PRIZZI e OS VIVOS E OS MORTOS) - que há anos optou pelo isolamento num mosteiro. Toda essa trama serve como base para o diretor desfilar o seu estilo, que inclui câmara lenta, trilha sonora pop e uma direção de arte colorida. Aqui, além de bandas como The Kinks e Rolling Stones, ouve-se músicas de filmes do consagrado cineasta indiano Satyajit Ray (1921-1992), vencedor de um Oscar especial de carreira em 1992. A grande diferença em relação a outros trabalhos de Anderson é que aqui o cineasta estoura a bolha que prendia seus personagens num mundo extremamente estilizado, dando-lhes a chance de viver num mundo real. Precedendo as sessões de "Viagem a Darjeeling", será apresentado o curta "Hotel Chevalier", também assinado por Anderson, trazendo no elenco o mesmo Jason Schwartzman ao lado de Natalie Portman. A história gira em torno do fim do romance de um casal e dialoga com o enredo de "Viagem a Darjeeling". Muito mais do que um filme, uma obra extraordinária!


Nenhum comentário:

Postar um comentário