Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sábado, 10 de março de 2012

HISTÓRIAS CRUZADAS (The Help) EUA, 2011



UM ATO DE CORAGEM PODE TRANSFORMAR O MUNDO!!

HISTÓRIAS CRUZADAS (The Help) EUA, 2011 – Direção Tate Taylor – elenco: Emma Stone, Viola Davis, Sissy Spacek, Octavia Spencer, Bryce Dallas Howard, Jessica Chastain, Ahna O’Reilly, Allison Janney, Anna Camp, Chris Lowell, Cicely Tyson, Mike Vogel – 146 minutos.

Este grande filme de Tate Taylor acompanha a saga de uma jovem aspirante a escritora (Emma Stone) determinada a contar os abusos raciais sofridos pelas governantas negras no Mississipi, estado sulista dos EUA. A primeira a ter coragem de romper o cordão do silêncio, opressão e violência é Aibileen (brilhante atuação de Viola Davis).
A luta pelos direitos civis dos negros dos anos 1960 nos Estados Unidos ganha um viés intimista e predominantemente feminino nesse que é um dos melhores filmes do ano, adaptação o best-seller "A Resposta" (no original “The Help”), de Kathryn Stockett. A produção recebeu quatro indicações ao Oscar: Melhor filme, Melhor atriz (Viola Davis) e atriz coadjuvante (para Octavia Spencer e Jessica Chastain). O diretor teve a sorte de ser amigo de infância da autora do livro para comandar o projeto, do qual também assina o roteiro. Mas seu maior trunfo é contar com um elenco afinado de atrizes de várias gerações, incluindo veteranas como Sissy Spaceck e Cicely Tyson, e jovens como Emma Stone - o que valeu as premiações de melhor elenco, melhor atriz (Viola Davis) e atriz coadjuvante (Octavia Spencer) obtidas do Sindicato dos Atores da América (SGA).



Uma grande sutileza do filme é a presença dominante das mulheres. São elas que comandam a ação, patroas ou empregadas, opressoras ou oprimidas. No geral, os maridos têm aparições pontuais – sejam brancos ou negros – e pouco louváveis, sempre para reforçar a ordem de “quem manda sou eu”. Não deixa de ser melancólico os almoços “beneficentes” das esposas ricas que nada têm a acrescentar ao mundo – mulheres que se parecem como troféus nas estantes dos maridos – ou de ser tocante a cumplicidade das governantas em se protegerem até onde for possível. Também merece comentar as escolhas certas. Elas estão na qualidade do elenco (Octavia Spencer e Jessica Chastain são excelentes coadjuvantes), na fotografia (Stephen Goldblatt decide criar um Sul colorido) e no uso preciso da narração em off. Sem contar a potência da história e do heroísmo dos personagens que assumiram riscos – uns mais, outros menos – quando as próprias vidas estavam em jogo. OBRIGATÓRIO E IMPERDÍVEL!! O MELHOR FILME DO ANO!!



Um comentário:

  1. Greetings from Idaho! I'm bored at work so I decided to browse your blog on my iphone during lunch break. I love the knowledge you present here and can't wait to take
    a look when I get home. I'm amazed at how quick your blog loaded on my mobile .. I'm not even using WIFI, just 3G
    .. Anyways, amazing blog!

    my page; lockarp

    ResponderExcluir