BLOW UP – DEPOIS DAQUELE BEIJO (Blow Up) Inglaterra/Itália, 1966 –
Direção de Michelangelo Antonioni – elenco: Vanessa Redgrave, David Hemmings,
Sarah Miles, John Castle, Jane Birkin, Gillian Hills, Peter Bowles e a manequim
Veruschka – 111 minutos
50 ANOS DO FILME QUE
ROMPEU COM A ESTÉTICA CINEMATOGRÁFICA VIGENTE
Alguns consideram esse filme de
Antonioni como uma das primeiras obras de um mundo já na trilha da
globalização. Inspirado no texto “Las babas del diablo”, do escritor argentino
Julio Cortazar, Antonioni rompe com a estética cinematográfica vigente e traz
uma narrativa moderna, revitalizando o cinema europeu. O filme mostra uma série
de elementos efervescentes da cidade de Londres e da época: a minissaia, as
drogas, o amor livre, a psicodelia. Hoje,
talvez tenha perdido o encanto e o impacto que causou em 1966, devido às
transformações comportamentais pelas quais passou a sociedade. Mas sua
importância estética ainda resiste, pois deixa registrado o estilo
cinematográfico audacioso e sofisticado de Michelangelo Antonioni. A trilha
sonora foi responsabilidade do músico americano de Jazz Herbie Hancock, e a
banda inglesa de Blues The Yardbirds marca presença, tocando em um clube
londrino.
BLOW UP – DEPOIS DAQUELE BEIJO é o
primeiro filme em língua inglesa de Michelangelo Antonioni, trazendo ao mundo a
primeira cena de nudez frontal feminina (da cantora-atriz Jane Birkin) em um
filme não-erótico e dirigido ao grande público. O primeiro grande sucesso de
Antonioni foi A AVENTURA (1960), seguido por A NOITE (1961) e O ECLIPSE (1962),
que compreendem uma trilogia sobre o tema da alienação. Seu primeiro filme
colorido DESERTO VERMELHO (1964), também explora temas modernistas da
alienação, e junto com os três filmes anteriores, forma uma tetralogia. A atriz
Monica Vitti apareceu nos quatro filmes da tetralogia, atuando em papéis de
mulheres desconexas que lutam para se ajustar ao isolamento da modernidade.
ZABRISKIE POINT (de 1970), seu primeiro filme rodado nos Estados Unidos da
América, teve menos sucesso, mesmo com a inclusão de uma trilha sonora composta
de artistas populares como Pink Floyd (que escreveu músicas especialmente para
o filme), Gratefull Dead (banda californiana de Rock) e os Rolling Stones.
Em 1995 Antonioni foi premiado com um Oscar pelo conjunto da sua obra.
No entanto, ironicamente o prêmio foi roubado de sua casa, em dezembro de 1996.
Ingmar Bergman uma vez disse que admirava alguns dos filmes do Antonioni por
serem desinteressados e algumas vezes visionários. E isso parece ter sido um
elogio! Brian de Palma homenageou BLOW UP no thriller UM TIRO NA NOITE, com
muita competência. O título “Blow UP” refere-se ao termo técnico que define
grandes ampliações fotográficas. Pode ser entendido também como “estouro” ou
“explosão”. BLOW UP é, sem dúvida, um dos filmes mais elogiados do diretor e
também um dos mais notáveis. Merece ser visto e revisto.
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