sábado, 8 de outubro de 2011
64º Lugar - POR QUEM OS SINOS DOBRAM (For Whom The Bells Tolls) EUA, 1943
OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!
64º Lugar - POR QUEM OS SINOS DOBRAM (For Whom The Bells Tolls) EUA, 1943 – Direção de Sam Wood – elenco: Gary Cooper, Ingrid Bergman, Katina Paxinou, Arturo de Córdova, Akim Tamiroff, Eric Feldary, Mikhail Rasumny, Vladimir Sokoloff, Fortunio Bonanova, Joseph Calleia, Victor Varconi – 156 minutos.
Espanha, 1937. Durante a Guerra Civil Robert Jordan (Gary Cooper, em espetacular desempenho), um idealista americano, se alia aos guerrilheiros e tem a missão de explodir uma ponte estratégica em um desfiladeiro bem defendido pelos franquistas. Chega ao local com Anselmo (Vladimir Sokoloff), um guia, que lhe apresenta Pablo (Akim Tamiroff), o chefe dos guerrilheiros da região, Pilar (Katina Paxinou, em sua estréia no cinema), a mulher de Pablo, e outros guerrilheiros. Neste contexto Jordan se apaixona por Maria (Ingrid Bergman, em grande forma, no auge de sua beleza), uma bela jovem cujos pais foram mortos pelos franquistas. A missão de Jordan é contestada por Pablo, pois explodirem a ponte atrairia para ali o exército e a aviação franquista. Pilar, uma mulher determinada, não concorda com as posições de Pablo, que age de um jeito no mínimo suspeito. Ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Katina Paxinou), além de ter sido indicado em outras 8 categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (Gary Cooper), Melhor Atriz (Ingrid Bergman), Melhor Ator Coadjuvante (Akim Tamiroff), Melhor Direção de Arte - Colorida, Melhor Fotografia - Colorida, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora. Ganhou 2 Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Akim Tamiroff) e Melhor Atriz Coadjuvante (Katina Paxinou).
Ernest Hemingway, autor do livro o qual o filme é baseado, escreveu a personagem Maria tendo Ingrid Bergman em mente. Por causa disso o escritor insistiu que a atriz fosse contratada para o papel, o que fez com que o estúdio dispensasse Vera Zorina, que já estava contratada. Ingrid Bergman começou a trabalhar em POR QUEM OS SINOS DOBRAM logo após o término das filmagens de CASABLANCA, tendo apenas cortado seu cabelo curto. Um filme belo e extraordinário que defende os princípios de liberdade e democracia. E uma obra-prima notável por apresentar um cenário de idealismos e tensões quase insuportáveis, onde a mística Pilar, líder das forças da resistência civil, encoraja a bela e jovem Maria a ajudar o Robert em sua missão. Durante uma noite debaixo das estrelas, o medo da morte e a possibilidade do amor caminham lado a lado, em pleno horror da guerra. Aclamado internacionalmente como um dos mais importantes filmes do cinema, e na lista dos 100 melhores filmes de todos os tempos. UMA DAS MAIORES REALIZAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DA HISTÓRIA!! RECOMENDADO E OBRIGATÓRIO!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
This is a topic that's near to my heart... Cheers! Exactly where are your contact details though?
ResponderExcluirHere is my site; loster