Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

domingo, 30 de outubro de 2011

43º Lugar - O LEÃO NO INVERNO (The Lion in Winter) Inglaterra, 1968



OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!

43º Lugar - O LEÃO NO INVERNO (The Lion in Winter) Inglaterra, 1968 – Direção Anthony Harvey – ELENCO: Peter O’Toole, Katharine Hepburn, Anthony Hopkins, Timothy Dalton, Jane Merrow, John Castle, Nigel Stock, Nigel Terry – 134 minutos.

É um dos mais belos filmes de todos os tempos. Um espetáculo poderoso e soberbo, que mescla drama de ambição selvagem com honra familiar e mistura vinganças pessoais com vitórias políticas. Com interpretações impecáveis de Peter O'Toole - no papel do Rei Henrique II, da Inglaterra - antes ele já havia interpretado esse mesmo papel em BECKET, O FAVORITO DO REI (1964) - e de Katharine Hepburn - a atriz mais completa do cinema - como a Rainha Eleanor da Aquitânia, a repudiada esposa do rei na Inglaterra de 1183, lutando contra o despótico e descontrolado marido, desafiando todas as intrigas palacianas e todos os escusos interesses da época. Fica presa por dez anos num castelo. Katharine Hepburn em todo o seu esplendor, atinge aqui o ápice de suas interpretações memoráveis, num desempenho que é talvez o seu melhor. Mais uma vez ela mostra porque foi considerada uma das maiores atrizes do cinema. A direção competente e magnífica de Anthony Harvey é outro ponto alto do filme. O LEÃO NO INVERNO foi considerado pela crítica de Nova York como o melhor filme do ano de 1968. Ficou famoso também pelo empate histórico e surpreendente no Oscar, na categoria de Melhor Atriz, entre a grande dama do cinema Katharine Hepburn e a estreante Barbra Streisand (no memorável FUNNY GIRL – A GAROTA GENIAL).



No Natal de 1183, o Rei Henrique II da Inglaterra (Peter O'Toole em brilhante atuação) promove uma reunião de família com seus três filhos e até mesmo com a Rainha Eleanor da Aquitânia (Katharine Hepburn), de quem ele está separado há vários anos e a mantém presa em um castelo distante há dez anos, para impedir que ela interfira politicamente no seu reino. A razão deste encontro é para decidir quem o sucederá no trono. Enquanto ele prefere o filho mais novo, a Rainha deseja que o mais velho herde o poder, mas os três filhos não se importam com as preferências de seus pais e cada um planeja ser o próximo rei. Este quadro gera diversas maquinações e alianças dentro da família real, onde o poder é a única coisa, que realmente importa.



Uma história que trata do relacionamento belicoso dos reis, que é dissecado à medida que eles amam, conspiram, enganam, tentam se devorar politicamente e são até muito convincentes. O filme foi indicado a 7 Oscars, mas só ganhou três, o de Melhor Atriz para Katharine Hepburn (seu terceiro Oscar), extremamente merecido; Melhor Roteiro (fabuloso) e Melhor Trilha Sonora (inesquecível). Indicado ainda a Melhor Ator (Peter O'Toole, infelizmente não ganhou, mas era merecedor); Melhor Figurino; Melhor Diretor (Anthony Harvey, perdeu para Carol Reed por OLIVER!) e Melhor Filme (foi um ano difícil, pois havia filmes excelentes e extraordinários - "OLIVER!", que foi o vencedor; "ROMEU E JULIETA", de Franco Zeffirelli; "RACHEL, RACHEL"; "FUNNY GIRL, A GAROTA GENIAL" e "O LEÃO NO INVERNO"). O filme tem ainda no elenco a participação de Anthony Hopkins (Príncipe Richard), que é um desses consagrados astros de Hollywood, que nos encanta com sua memorável interpretação; John Castle (como Príncipe Geoffrey); Timothy Dalton (como o Rei Felipe II, da França), Nigel Terry (Príncipe John), entre outros. "O LEÃO NO INVERNO" é um filme para ver, rever e amar para sempre!! É UM DOS MELHORES FILMES MEDIEVAIS QUE JÁ FOI PRODUZIDO! TEATRO FILMADO DA MELHOR QUALIDADE! É UM DOS MAIS BELOS FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário