Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

49º Lugar - AMOR, SUBLIME AMOR (West Side Story) EUA, 1961



OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!

49ª Lugar - AMOR, SUBLIME AMOR (West Side Story) EUA, 1961 – Direção Jerome Robbins e Robert Wise – elenco: Richard Beymer, Natalie Wood, George Chakiris, Rita Moreno, Russ Tamblyn, Simon Oakland, Ned Glass, William Bramley, Tucker Smith, Tony Mordente, David Winters, Bert Michaels, David Bean, Robert Banas – 155 minutos.

Premiado com 10 Oscars, incluindo Melhor Filme do Ano! Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (George Chakiris), Melhor Atriz Coadjuvante (Rita Moreno), Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia - Colorida, Melhor Figurino - Colorido, Melhor Edição, Melhor Som e Melhor Trilha Sonora. Foi ainda indicado na categoria de Melhor Roteiro Adaptado. Pela 1ª vez na história do Oscar a premiação de melhor direção foi dividida entre dois diretores por um mesmo filme. Esta façanha permanece sendo única até os dias atuais. A trama conta que no lado oeste de Nova York, à sombra dos arranha-céus, ficam os guetos de imigrantes e classes menos favorecidas. Duas gangues, os Sharks, de porto-riquenhos, e os Jets, de brancos de origem anglo-saxônica, disputam a área, seguindo um código próprio de guerra e honra. Tony (Richard Beymer), antigo líder dos Jets, se apaixona por Maria (Natalie Wood), irmã do líder dos Sharks, e tem seu amor correspondido. A paixão dos dois fere princípios em ambos os lados, acirrando ainda mais a disputa. A história é uma versão moderna de ROMEU E JULIETA. O co-diretor Jerome Robbins abandonou cedo o projeto, após coreografar o Prólogo, “América”, “Cool” e “I Feel Pretty”. O acerto original dos produtores com os diretores Jerome Robbins e Robert Wise era que Robbins fosse o responsável por rodar as cenas com canções e dança e Wise rodasse todas as demais cenas do filme. Jerome Robbins tinha a tendência de rodar as cenas diversas vezes, em busca da tomada perfeita. O preciosismo do diretor fez com que o orçamento do filme e a agenda de filmagens fossem ultrapassados.



Quando o filme já estava com 60% de suas cenas já rodadas os produtores decidiram por demitir Robbins e passar para Robert Wise a responsabilidade de concluir o restante do filme. Os direitos de adaptação da peça teatral para o cinema custaram US$ 375 mil aos produtores. A maior parte do elenco da peça teatral da Broadway foi recusado pelos produtores por serem considerados velhos demais para um filme cujos protagonistas eram adolescentes. Como era costume em Hollywood a dublagem de atores quando estes cantavam em cena, vários atores que não sabiam cantar foram testados para os principais personagens do filme. Suzanne Pleshette, Jill St. John, Audrey Hepburn, Anthony Perkins, Warren Beatty, Bobby Darin, Burt Reynolds, Richard Chamberlain, Troy Donahue e Gary Lockwood chegaram a fazer testes para integrar o elenco. Seis atores da peça teatral na Broadway estão também presentes na adaptação cinematográfica: Carole d'Andrea, Tony Mordente, William Bramely, Jay Norman, David Winters e Tommy Abbott. George Chakiris havia interpretado o personagem Riff na montagem da peça teatral em Londres. Já Tony Mordente já havia interpretado o personagem A-Rab, na Broadway.



O diretor Robert Wise, inicialmente, queria que Elvis Presley interpretasse o personagem Tony. A personagem Maria chegou a ser oferecida a Audrey Hepburn, mas ela teve que desistir da personagem por estar grávida na época das filmagens. Natalie Wood foi dublada nas cenas em que canta por Marni Nixon. Richard Beymer foi dublado nas cenas em que canta por Jimmy Bryant. Rita Moreno foi dublada apenas na canção "A Boy Like That", por Betty Wand. Em "America" e "Quintet" é a própria atriz quem canta. Russ Tamblyn foi dublado por Tucker Smith na cena em que canta "The Jet Song". A sequência clássica de dança da abertura do filme foi realizada no local onde atualmente se encontra o Lincoln Center. Na época a área estava condenada e os prédios seriam demolidos mas, como a demolição sofreu atrasos, a cena de abertura pôde ser realizada no local. Os produtores tentaram manter os atores que interpretariam gangues rivais afastados uns dos outros, na intenção de criar antipatia e tensão entre eles. É um dos mais belos musicais e um dos mais aclamados da história do cinema!!!! IMORTAL! EXUBERANTE! E INESQUECÍVEL!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário