O
APARTAMENTO (Forushande) Irã, 2016 – Direção Asghar Farhadi – elenco: Shahab
Hosseini, Taraneh Alidoosti, Babak Karimi, Farid Sajjadi Hosseini, Mina Sadati,
Shirin Aghakashi, Mehdi Koushki, Ehteram Boroumand, Sam Valipour, Maral Bani
Adam, Mojtaba Pirzadeh, Sahra Asadollahe, Emad Emami – 124 minutos
UM FILME QUE INVESTIGA BRILHANTEMENTE O SIGNIFICADO DA VERDADE
Para variar, "O Apartamento" é ainda mais
sutil, minimalista e contido que os filmes anteriores de Asghar Farhadi. Ainda
assim, a técnica do diretor e roteirista está no mesmo alto nível de sempre.
(Owen Gleiberman – Variety)
Farhadi não perde o tom de suas narrações: ao
traumaticamente rasgar a “normalidade” cotidiana com situações terrificantes
(porém realistas), levando ao caos moral e emocional, sucede o susto com
reviravoltas tão quanto frustrantes e ainda relações pessoais conflituosas.
(Juca Claudino – Ccine 10)
Trabalhando sempre com os mesmos atores e equipe, o
realizador é, ao lado do sempre perseguido Jafar Panahi (“Taxi Teerã”), o nome
mais pungente do cinema vindo do Oriente Médio nos últimos anos. (Vinícius
Volvof – Cinema com Rapadura)
O interesse narrativo de Farhadi está sempre no
vago, no ausente, no silêncio, pois é essa falta de informações que fomenta
toda a trama, de modo que sua câmera aqui é muito empregada em espaços mortos,
ambientes vazios, nunca chegando de fato a alcançar os momentos-chave
reveladores. (Bernardo D. I. Brum – Cineplayers)
Há um eixo moral, ético, que se desloca,
ampliando-se numa discussão sobre os limites da vingança. O ponto forte da
produção é este roteiro bastante matizado e envolvente, que dá margem para muitas
reflexões, especialmente sobre o atavismo de alguns aspectos das relações
humanas. (Neusa Barbosa – Cineweb)
O resultado é digno de nota. [...] o diretor extrai
bons desempenhos (vale elogiar, em especial, Shahab Houssein, vencedor do
prêmio de melhor ator no Festival de Cannes) e demonstra apreciável domínio do
texto (seu roteiro também foi premiado em Cannes), a julgar pelo manejo do
suspense. (Daniel Schenker – Criticos.com.br)
Em "O Apartamento", mais do que nos outros filmes do diretor, nenhum personagem [...] é poupado das ambiguidades, dos momentos sombrios, das pequenas covardias, das partes incompreensíveis expostas por diálogos cuidadosamente escolhidos. (Benoit Smith – Critikat.com)
Todas as mulheres de Farhadi são singularmente
belas, além de excepcionalmente talentosas. A qualidade da atuação agrega ao
valor do filme, mas o júri de Cannes preferiu o ator. Shahab Hosseini merece o
prêmio que recebeu. (Luiz Carlos Merten – O Estado de São Paulo)
Sem a complexidade social de "A
Separação", as engrenagens do filme de Asghar Farhadi são aparentes e às
vezes levam o filme para algumas partes tediosas. Mas tudo é perdoado quando o
clímax é atingido. (Deborah Young – The hollywood Reporter)
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