Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sábado, 24 de setembro de 2011

77º Lugar - O EXORCISTA (The Exorcist) EUA, 1973



OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!

77º Lugar - O EXORCISTA (The Exorcist) EUA, 1973 – Direção William Friedkin – elenco: Ellen Burstyn, Max von Sydow, Linda Blair, Lee J. Cobb, Jason Miller, Jack MacGowran, Kitty Winn, Barton Heyman, Reverendo William O’Malley – 123 minutos.

É o maior filme de terror de todos os tempos e o mais assustador em toda a história do cinema. Nenhum outro filme de terror se iguala a este clássico. Sem sombra de dúvida, é o mais apavorante e o que mais mexe com o psicológico do espectador. Retrata a possessão da garota Regan, de apenas 12 anos, por um espírito do mal chamado Pazuzu. As histórias que se ouve de gente que na época de lançamento deste filme se aventuraram a vê-lo nos cinemas vão de inusitadas a aterradoras, sempre exaltando o choque de todos diante da possessão demoníaca mostrada em toda a sua glória gráfica e profana. O filme, um dos grandes títulos dentro da cinematografia mundial de horror, foi a obra que sustentou a fama do diretor William Friedkin nas décadas de 1970 e 1980, uma vez que ele jamais foi capaz de repetir o feito, ou sequer chegar perto de seu impressionante resultado. Depois de O EXORCISTA, afinal, os filmes de horror mainstream jamais foram os mesmos.

O fascínio que este filme exerceu, tanto sobre as massas quanto sobre o modo de se fazer horror no cinema, não pode ser subestimado. O que é uma incógnita cada vez maior quando se avalia o enorme abismo existente entre as técnicas atuais de produção e o que Friedkin concebeu em sua história macabra, porém bastante minimalista e quase completamente destituída de malabarismos cênicos. A exceção, claro, são as ainda impressionantes seqüências de possessão e o perturbador trabalho de maquiagem que as acompanha.



A versão do filme hoje disponível no mercado de DVD difere da original por ter cerca de 11 minutos a mais, acrescentados pelo diretor na ocasião de um relançamento especial nos cinemas. Longe de denegrir o original, a versão do diretor aprimora a experiência e acrescenta sutis tomadas que jogam um pouco mais de luz na natureza do espírito causador de todo o mal.

O EXORCISTA é absolutamente perturbador e aterrorizante, por abordar um assunto tido como possível de acontecer, na maioria das religiões cristãs. Com um roteiro eficiente, baseado no livro do escritor William Peter Blatty e um elenco talentoso, liderado pela atriz Ellen Burstyn (a mãe de Regan, que só aceitou o papel com a imposição que fosse retirada do roteiro a fala em que ela diria acreditar no demônio: -"I believe in the devil !!"), Apesar dos seus 38 anos, o filme continua comprovando que é o maior clássico de terror da história, lotou salas de cinema e chocou o mundo inteiro com as cenas da garotinha possuída. Recebeu dez indicações ao Oscar, inclusive para Melhor Filme, sendo o primeiro terror a ser indicado nessa categoria. Devastador!! Aterrador!! Insuperável!!

3 comentários:

  1. Hello, yeah this article is in fact pleasant and I have learned lot of things from
    it regarding blogging. thanks.

    Feel free to surf to my weblog ... robo

    ResponderExcluir
  2. It's enormous that you are getting ideas from this article as well as from our dialogue made at this time.

    my site - arturo

    ResponderExcluir
  3. magnificent publish, very informative. I'm wondering why the opposite specialists of this sector don't realize this.

    You should proceed your writing. I am confident, you have a great readers' base already!

    Have a look at my blog post ... ainsworth

    ResponderExcluir