quinta-feira, 25 de agosto de 2011
A MALDIÇÃO DA FLOR DOURADA (Man Cheng Jin Dai Huang Jin Jia) 2006
A MALDIÇÃO DA FLOR DOURADA (Man Cheng Jin Dai Huang Jin Jia / Curse of The Golden Flower) China, 2006 – Direção de Zhang Yimou – elenco: Chow Yun Fat, Gong Li, Jay Chow, Liu Ye, Chen Jin, Ni Dahong.
O diretor chinês Zhang Yimou tem em seu currículo talvez duas das mais importantes produções do cinema chinês moderno: HERÓI(2002) e O CLÃ DAS ADAGAS VOADORAS (2004). Dotados de um lirismo quase poético combinado à coreografias e fotografia que deixam qualquer um sem palavras, essas duas produções deram ao gênero de artes marciais um caráter épico que até aquele momento não havia sido apresentado ao público ocidental. Agora com as cores espantosamente vibrantes de A MALDIÇÃO DA FLOR DOURADA, o cinema chinês atinge o seu apogeu de beleza.
Passado na época dos grandes impérios chineses, o filme conta a história de um imperador (Chow Yun Fat), de volta dos campos de batalha para comemorar o Festival do Crisântemo com sua família. Mas o reencontro familiar também irá trazer à tona diversas disputas. O filho mais velho e herdeiro do trono é também amante de sua madrasta (Gong Li), que vê com ciúmes os namoros do jovem com a filha do médico imperial. O possível substituto para o trono é o segundo filho do Imperador, que retorna agora de batalhas na fronteira do Império para encontrar uma mãe doente, que parece obcecada em bordar flores douradas, sem suspeitar da relação entre ela e seu irmão mais velho. Por trás de tudo, o Imperador planeja contra a esposa, plano este que apenas o médico imperial tem conhecimento.
A MALDIÇÃO DA FLOR DOURADA, é uma produção de 2006 e repete o visual magnífico dos filmes anteriores de Zhang Yimou trazendo na direção de fotografia Zhao Xiaoding, que também trabalhou com Yimou em O CLÃ DAS ADAGAS VOADORAS. Abusando da mistura de cores de forma belíssima, o filme é visualmente impecável, aliando-se a figurinos surpreendentes e coreografias perfeitas em uma película de encher os olhos. Há vários momentos antológicos e dignos de nota, como alguns rituais interessantes, dentre eles merece citação: o anúncio das horas e o diálogo do Imperador na mesa no topo do palácio. Como em HERÓI, o enorme número de figurantes em algumas cenas surpreende de forma exuberante. É uma obra-prima visual; uma brilhante aula no uso de cores e filtros em um filme e uma deslumbrante aula de técnica de cinematografia. Um espetáculo soberbo, grandioso e absolutamente inesquecível!! Imperdível!!
EM SETEMBRO - 0S 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
My family every time say that I am killing my time here
ResponderExcluirat web, but I know I am getting knowledge all the time by reading thes pleasant content.
Also visit my webpage ... satelital
Wow, awesome blog layout! How long have you been blogging for?
ResponderExcluiryou make blogging look easy. The overall look of your site is
magnificent, as well as the content!
Here is my site - lattato