Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

UM SONHO DE AMOR (Io Sono L'Amore) Itália, 2009



UM SONHO DE AMOR (Io Sono L’Amore) Itália, 2009 – Direção Luca Guadagnino – elenco: Tilda Swinton, Flavio Parenti, Edoardo Gabbriellini, Alba Rohrwacher, Pippo Delbono, Marisa Berenson, Mattia Zacaro, Gabriele Ferzetti, Diane Fleri, Maria Paiato, Waris Ahluwalia – 120 minutos.

Há um clima de Luchino Visconti em UM SONHO DE AMOR, drama de Luca Guadagnino. E começa no local da história, a Milão onde o elegante diretor de OS DEUSES MALDITOS (1969), VIOLÊNCIA E PAIXÃO (1974), O LEOPARDO (1963), MORTE EM VENEZA (1971) , entre outros, nasceu, viveu e trabalhou. Existem várias outras homenagens explícitas de Guadagnino ao mestre milanês - como a presença de Marisa Berenson (atriz de MORTE EM VENEZA) e de membros de sua família, os nobres Di Modrone, no elenco. A melhor parte é que Guadagnino, um diretor até aqui pouco conhecido - no Brasil teve lançado 100 ESCOVADAS ANTES DE DORMIR (2005) - faz justiça à ambição que se espera deste nível de homenagem. E realiza um filme elegante e denso, que foi indicado, em 2011, ao Oscar de Melhor Figurino. UM SONHO DE AMOR é um verdadeiro diálogo de escolas cinematográficas. Às vezes, nos sentimos em um filme de Visconti por conta da elegância da elite. Por outras, o uso extensivo de zoom e a quebra das aparências burguesas lembra Pasolini. Já o figurino impecável nos coloca na adaptação de Tom Ford em DIREITO DE AMAR (A Single Man - 2009). No conjunto, o filme poderia ser dividido em três crônicas: da família, ambientada em Milão; do amor, vivida em San Remo; do trabalho, contaminada por Londres. Cada uma dessas cidades permite um diferente desenvolvimento dos personagens, caminhando ou em direção à alegria ou ao lamento. Na primeira, conhecemos os Recchi, nome tradicional da burguesia industrial. O núcleo familiar está com o casal Tancredi (Pippo Delbono, grande ator de teatro) e Emma (Tilda Swinton) e seus filhos, Edoardo (Flavio Parenti), Betta (Alba Rohrwacher) e Gianluca (Mattia Zacaro). A estável família encontra novos caminhos quando o avô morre e o cozinheiro Antonio (Edoardo Gabbriellini), amigo do filho primogênito, aproxima-se dos Recchi.



A grande mansão em Milão, que vive o clã Recchi, ricos industriais têxteis, vive o momento delicado de uma sucessão. O velho patriarca (Gabriele Ferzetti) termina por indicar dois substitutos na condução do negócio da família, o filho Tancredi (Pippo Delbono) e o neto Edoardo (Flavio Parenti). O jantar de aniversário em que o avô anuncia sua decisão torna a enorme casa e seu funcionamento tão personagens do filme quanto a família que a habita. Há uma engrenagem imensa e multifacetada, liderada nos bastidores por uma matriarca incansável, Emma (Tilda Swinton), a mulher de Tancredi. Discreta e dedicada, Emma fala pouco mas é onipresente para que nenhum detalhe escape ao controle. Ela é essencial à felicidade de seus homens - o marido e os dois filhos, que, apesar de adultos, são tratados como mimadas crianças. No entanto, parece apagar-se, inclusive nas cores e no talhe do figurino, não fazendo notar seus sentimentos. Ela é a base de uma estrutura que não domina e parece não aspirar mais do que a satisfazer seus senhores. Esse mundo ordenado e plácido começa a rachar justamente nesse aniversário. É quando irrompe na vida dos Recchi a figura de Antonio (Edoardo Gabbriellini), um jovem chef de cozinha que ganhou uma corrida de Edoardo e tornou-se, ironicamente, um de seus melhores amigos. Edoardo torna-se sócio de Antonio num restaurante em San Remo, onde o jovem chef testa suas receitas. Numa visita ao novo negócio do filho, Emma descobre sabores que parece nunca ter experimentado. A dureza da mulher de gelo quebra-se para sempre. A natureza da paixão de Emma pelo amigo do filho é por demais disruptiva para se imaginar um final feliz. Apesar de sua inequívoca vocação para a tragédia em grande estilo, no entanto, o filme sustenta um notável equilíbrio dramático que permite sorver cada momento do embate entre razão e emoção que explode no coração de Emma. No centro de tudo está a presença carismática de Tilda Swinton, uma atriz em plena maturidade que desdobra cada minúcia de suas personagens com uma riqueza de camadas que se torna um prazer enorme acompanhá-la. Um jogo de sedução e uma espiral de emoções das mais fortes que só o cinema europeu sabe realizar, explode na tela de forma inexorável e deslumbrante. Imperdível, magnífico e esplendorosamente belo!!



3 comentários:

  1. Hi there would you mind letting me know which web host
    you're working with? I've loaded your blog in 3 different web browsers and I
    must say this blog loads a lot faster then most. Can you recommend a good web hosting provider at a
    fair price? Thank you, I appreciate it!

    My web page: fleadh

    ResponderExcluir
  2. These are truly wonderful ideas in concerning blogging. You have touched some nice
    factors here. Any way keep up wrinting.

    Here is my blog post - zubero

    ResponderExcluir
  3. Hi, for all time i used to check website posts here in the
    early hours in the morning, for the reason that i love to learn
    more and more.

    my blog: latiseptate

    ResponderExcluir