terça-feira, 12 de julho de 2011
BRAVURA INDÔMITA (True grit) 1969
BRAVURA INDÔMITA (True Grit) EUA, 1969 – Direção Henry Hathaway – Elenco: John Wayne, Glen Campbell, Kim Darby, Jeremy Slate, Robert Duvall, Dennis Hopper, Alfred Ryder, Strother Martin, Jeff Corey, Ron Soble, John Fiedler, James Westerfield, Donald Woods – 133 minutos.
Em 1970, John Wayne ganhou um Oscar por sua inigualável performance como o bêbado, grosseiro e totalmente destemido comissário Rooster Cogburn. O rabugento Rooster é contratado por uma decidida garota (Kim Darby) para encontrar o homem que matou seu pai e fugiu com as economias da família. Quando a nova patroa de Cogburn insiste em acompanhá-lo na empreitada, voam faíscas. Mas a situação vai de problemática a desastrosa quando o inexperiente, mas entusiasmado, Texas Ranger (Glen Campbell) entra na festa. Risos e lágrimas pontuam a movimentada aventura neste extraordinário western que apresenta ainda Robert Duvall e Strother Martin no elenco.
Além de premiado com o Oscar de Melhor Ator (John Wayne), foi também vencedor na categoria de Melhor Canção Original ("True Grit"). Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator - Drama (John Wayne), além de ter sido indicado em outras duas categorias: Melhor Canção Original ("True Grit") e Melhor Revelação Masculina (Glen Campbell). Recebeu uma indicação ao BAFTA, na categoria de Melhor Revelação (Kim Darby).
Este é o único filme pelo qual John Wayne ganhou um Oscar. Por insistência do próprio John Wayne foi ele mesmo, e não um dublê, quem realizou a cena a cavalo em que este pula uma cerca. O filme ficou famoso por trazer o ator num premiado papel de um pistoleiro bêbado e caolho, de certa forma uma paródia de si mesmo. Um grande filme que merece ser visto!! Foi recentemente realizado o seu remake pelas mãos competentes de Joel e Ethan Cohen.
EM SETEMBRO - OS 100 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário