domingo, 19 de junho de 2011
A BATALHA DOS TRÊS REINOS (Chi Bi)
A BATALHA DOS TRÊS REINOS (Chi Bi / Red Cliff) - China, 2008 – Direção John Woo – elenco: Takeshi Kaneshiro, Tony Leung Chiu-Wai, Fengyi Zhang, Jun Hu, Chen Chang, Chiling Lin, Yong You – 150 minutos.
O aclamado diretor John Woo, reconhecido na Ásia e em Hollywood pelos seus revolucionários filmes de ação, voltou ao seu país natal para filmar um dos momentos mais sangrentos da história chinesa: o período dos “Três Reinos”, no século III.
Entre os anos de 220 e 280, a China, então unificada politicamente pela dinastia Han, se dividiu em três estados independentes e rivais – Wei (no Norte), Shu (no Oeste) e Wu (no Leste) –, culminando em uma série de duros combates que envolveram cerca de 1 milhão de pessoas.
O filme estreou na China em 2009 e rapidamente se tornou um dos maiores sucessos de bilheteria no país. A produção é baseada em uma passagem do Romance dos Três Reinos, clássico da literatura chinesa escrito em cerca de 1350 por Luo Guanzhong. A trama mostra a invasão do território de Wu por guerreiros do clã Cao Cao. Mesmo auxiliado por um de seus rivais, Liu Bei, os exércitos de Wu não são suficientes para enfrentar o inimigo, até que um estrategista propõe uma medida de inteligência para aniquilar o exército de Cao Cao.
Com orçamento de 80 milhões de dólares, A BATALHA DOS TRÊS REINOS tornou-se o filme asiático mais caro da história. As estratégias de batalha são um glamour para os olhos do espectador. A forma de pensar dos generais de ambos os lados e principalmente do maior estrategista do exército de Liu Bei, Zhuge Liang (Takeshi Kaneshiro), é exata ao extremo… tão exata que beira à perfeição. Tecnicamente falando, o filme também é perfeito: os enquadramentos e movimentos rápidos das câmeras de Woo mostram que ele ainda é um dos melhores diretores de ação do mundo. Mas ele se supera mesmo é nas tomadas aéreas (sua câmera viaja pelos reinos e também pelos exércitos, o que lembra muitas vezes as câmeras de Peter Jackson na Trilogia O SENHOR DOS ANEIS) e também na direção dos atores (Tony Leung e Takeshi Kaneshiro estão perfeitos). Um dos melhores filmes do diretor em muitos anos!! Grandioso, estupendo e absolutamente arrebatador, está entre os melhores, maiores e mais espetaculares filmes da década!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Have you ever thought about publishing an e-book or guest
ResponderExcluirauthoring on other blogs? I have a blog based upon
on the same ideas you discuss and would really
like to have you share some stories/information.
I know my visitors would value your work.
If you are even remotely interested, feel free to send
me an e-mail.
Here is my web site bobbers